Em apenas um ano, determinou-se ações de atenção à rede física educação de Naviraí que não aconteciam há 40 anos
Com foco na educação humanista, a prefeitura de Naviraí prioriza também a qualidade da rede física das unidades escolares. A categoria estudantil será acolhida com dignidade para a aprendizagem. E os trabalhadores da educação tenham um ambiente de trabalho com as melhores condições para o ensino.
Esta é, em síntese, a missão diária da atual Administração Municipal por intermédio da Gerência Municipal de Educação de Naviraí.
Em apenas um ano, determinou-se ações de atenção à rede física que não aconteciam há 40 anos. Como foi, por fim, o caso da reforma da Escola Marechal Rondon, a mais antiga da rede municipal.
Outras ações na educação Naviraí
Outras ações também foram, no entanto, pontuais para melhorar as condições de ensino em Naviraí. Na comunidade de Porto Caiuá, por exemplo, a Prefeitura reativou uma unidade escolar. Colocou fim à apreensão de dezenas de famílias. Elas eram há mais de uma década eram obrigadas a mandarem seus filhos pequenos até a sede do município para estudar.
Os pequenos percorriam, dessa maneira, mais de 120 quilômetros por dia para estudar, causando transtornos e muita apreensão para os pais e responsáveis. Em 2021, este drama acabou com a reativação, no Porto Caiuá, da extensão da escola municipal Cândido de Marco, sediada no Assentamento Juncal. Garantiu, como resultado, o acesso à educação das crianças perto de suas casas.
Com este olhar, a gestão pretende estabelecer uma relação fraterna com os trabalhadores em educação. Garante, dessa maneira, as condições de atendimento às demandas diárias dos estabelecimentos de ensino. Valoriza-se, desta maneira, todos os detalhes para uma educação de qualidade.
Educação eficiente e futurista
A Prefeita de Naviraí objetiva realizar uma educação eficiente e futurista. Por isso, buscou-se para a Gerência de Educação a professora Tatiane Maria da Silva Morch. Ela é uma educadora que praticamente nasceu dentro de uma escola rural. Sua mãe também foi professora por uma época, numa unidade edificada na propriedade de seu avô.
Especificamente nesta escola, Tatiane começou a ser alfabetizada aos quatro anos, até sua mãe mudar para a cidade onde passou num concurso de merendeira. Já na fase adulta, ela fez duas graduações, Educação Física e Pedagogia. E trabalhou, então, nos últimos 16 anos em Naviraí. Atuou como professora, coordenadora pedagógica e também como diretora de escola.
A Gerente de Educação confessa que pode dizer ser conhecedora todo o ambiente escolar. Sua trajetória de vida foi construída, portanto, dentro dele desde a infância. Segundo ela, o trabalho na gerência da Prefeitura de Naviraí está sendo um mestrado de vida. Traz, acima de tudo, desafios diários que são enfrentados para resolver as diferentes demandas, em todos os setores.
“Vamos iniciar o ano letivo, entregando uniformes e kits escolares. Para parte dos alunos, serão entregues tênis personalizado. E isso nunca ocorreu, portanto, na história da Educação de Naviraí. É o cumprimento de mais uma meta desta Administração”, afirma Tatiane Morch.