Levantamento do Google apontou que a procura por cursos de especialização a distância teve um crescimento de 130% no pico da quarentena e, no geral, cresceu 34% até agora
Se alguém ainda tinha alguma resistência com relação à EAD, educação a distância no Brasil, a pandemia de Covid-19 serviu para enterrar qualquer vestígio dela.
A necessidade de se adaptar ao cenário de pandemia tem feito muitas pessoas aderirem de vez às tecnologias digitais. E no setor da educação a regra é a mesma. Uma pesquisa realizada no início do ano pela Associação Brasileira de Educação à Distância (Abed) indicou que a procura pelo ensino à distância cresceu 34% desde que teve início o isolamento social, em março do ano passado.
Mas a tendência de crescimento da Educação à Distância (EAD) no Brasil já vinha sendo observada ainda antes dos primeiros casos de infecção por Covid-19. Conforme o Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Inep, apontou-se que em 2019 a modalidade de EaD respondia por 50,7%. Isto é, das matrículas realizadas em instituições privadas de ensino superior. Incluindo também as universidades públicas, as matrículas para EaD representam 35% do total.
Essa procura também se confirma nos dados de um estudo realizado pela Educa Insights, em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Assim, entre os entrevistados que disseram querer iniciar um curso de graduação no 1º semestre de 2021, 46% manifestaram interesse na EaD, contra 33% dos que focam no presencial.
EAD ensino à distância no Brasil e flexibilidade
A pandemia de fato contribuiu para que diminuísse a resistência de muitas pessoas ao ensino à distância. No entanto, precisamos considerar também que houve avanços muito fortes na metodologia, na qualidade dos softwares. Além dos materiais didáticos e na interação professor-aluno nas salas de aula virtuais. Ou seja, o abismo que antes existia entre as aulas online e as presenciais foi quase que eliminado.
O atrativo da EAD, ensino à distância no Brasil são os diversos benefícios. Aliás, os outros aspectos que favorecem a procura pela EAD são a flexibilidade de tempo e de local de estudo e a viabilidade econômica num momento em que as condições econômicas não são tão favoráveis.
As mensalidades na modalidade de Educação à Distância no Brasil costumam ser até 50% menores do que os valores praticados para os cursos presenciais. O aluno tem uma economia de tempo, de deslocamento e de gastos com mensalidade e material. Justamente empecilhos que foram agravados na pandemia.
EAD e atendimento e qualidade
Ao escolher um curso à distância, é importante observar todas essas condicionantes. Sobretudo, tomando cuidados que costumam ser levados em conta somente quando há interesse num dos cursos presenciais.
A exigência com EAD, educação à distância no Brasil deve ser a mesma. Aliás, a política do MEC é de não dar peso diferente para um curso EAD é um presencial, pois considera que a qualidade de ensino deve ser a mesma. Por isso, o aluno deve saber que está ingressando numa instituição séria, com expertise para oferecer um curso de qualidade.
A projeção inicial era para 2023, mas, com a crise sanitária e a recomendação de distanciamento social – além do aumento do desemprego e da queda na renda da população –, esse processo será acelerado.
A tendência se espalhou para outros níveis de capacitação. Um levantamento realizado pelo Google apontou que a procura por cursos de especialização a distância teve um crescimento de 130% no pico da quarentena.
Comodidade, valores mais acessíveis, ampla oferta de cursos e o fato de o mercado de trabalho reconhecer e valorizar cada vez mais esse formato são fatores que estão contribuindo para a consolidação do modelo.
A pandemia provocou mudanças significativas na empregabilidade, fazendo da especialização Lato Sensu EAD uma nova porta de entrada para o mundo corporativo.
Antes da crise sanitária, as modalidades a distância exigiam algum grau de disciplina para a realização das atividades. Atualmente, com o home office, as pessoas acabaram se adaptando a essa nova dinâmica e transferindo essa habilidade também para o aprendizado.