No momento, você está visualizando HOJE: Campanha de Lixo Eletrônico em Naviraí terá Ecoponto na praça central e Disk Recolhimento
Recolhimento de lixo eletrônico em Naviraí começa hoje e vai até o dia 26. Moradores podem se dirigir ao ecoponto da Praça Euclides Fabris Foto: Reprodução

HOJE: Campanha de Lixo Eletrônico em Naviraí terá Ecoponto na praça central e Disk Recolhimento

Recolhimento de lixo eletrônico em Naviraí começa hoje

O recolhimento de lixo eletrônico em Naviraí começa hoje. O acúmulo gera incômodo e, se o lixo for descartado incorretamente, libera contaminantes na natureza, gerando riscos à saúde pública. Para enfrentar mais esse desafio, a Prefeitura de Naviraí, através da Gerência de Meio Ambiente e em parceria com a empresa Recic.LE, realiza uma ação especial de descarte que segue até o dia 26 de junho.

Para participar, os moradores podem dirigir-se ao ecoponto. Este local, instalado na Praça Prefeito Euclides Antônio Fabris, funcionará de forma contínua de quarta a sexta-feira.

Ademais, a campanha oferece uma grande facilidade. Trata-se do serviço de coleta residencial planejado especificamente para quem possui aparelhos pesados ou carece de transporte. Por meio do Disk Recolhimento, os cidadãos devem agendar a retirada. Finalmente, esse procedimento ocorre de forma programada diretamente nas residências, via WhatsApp (67) 99977-4411.

Por questões de segurança juntamente com o cumprimento da legislação ambiental, a gerência reforça um ponto importante. Certos materiais exigem logística reversa obrigatória. Portanto, itens como pilhas, assim como baterias e lâmpadas em geral não serão aceitos nesta mobilização. Consequentemente, os consumidores devem devolvê-los, obrigatoriamente, nos próprios pontos de venda comerciais.

Essa ação mantém a cidade limpa, organizada e livre de poluição. Ao facilitar o descarte correto de forma planejada e acessível pelo celular, a gestão remove os entulhos tecnológicos das residências e previne a proliferação de focos de doenças nos quintais, protegendo o bem-estar e a saúde de todas as famílias.

O que pode ser descartado?

Para facilitar a triagem dos materiais e orientar a população, a Gerência de Meio Ambiente disponibilizou a relação completa e integral de todos os equipamentos autorizados para descarte nesta campanha, divididos em cinco categorias:

Informática, Computação e Conectividade: Atendedores automáticos (exemplo: secretária eletrônica), conectores em geral, mouses, teclados, roteadores, desktops (computadores pessoais), CPUs, computadores portáteis (notebooks), equipamentos informáticos pessoais (exemplo: e-readers), external hard drive (HDD), external optical drive (ODD), copiadoras e monitores.

Telefonia, Imagem e Som: Amplificadores de áudio, fone de ouvido em geral, aparelhos de televisão, aparelhos de DVD player, caixas de som, autofalantes, câmeras de vídeo, câmeras fotográficas digitais, celulares, carregadores em geral, capas traseiras com baterias ou placas de circuito impresso integradas, controles remoto, gravadores de áudio, gravadores de vídeo, dock station e home theater.

Eletrodomésticos e Equipamentos de Cozinha: Geladeira, fogão, fritadeiras elétricas, churrasqueiras elétricas, liquidificadores, batedeiras, centrífugas de suco, espremedor de frutas, mixer e aspiradores de pó.

Cuidados Pessoais e Medição: Aparelhos de barbear, aparelhos de depilar, cortadores de cabelo, aparelhos de massagem ou demais cuidados com o corpo, além de balanças.

Lazer, Ferramentas e Monitoramento: Consoles de jogos de vídeo portáteis, bem como furadeiras, parafusadeiras, equipamentos desportivos com componentes elétricos ou eletrônicos e por fim, computadores para ciclismo, mergulho, corrida, remo, etc.

Fonte: PM naviraí