Douradão é liberado para Campeonato no próximo ano
O estádio Fredis Saldivar, o Douradão, está liberado pelo Corpo de Bombeiros e pela Vigilância Sanitária para o campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2026. Assim, a Prefeitura de Dourados executou ajustes estruturais solicitados em vistoria técnica, em parceria com o clube que representará o município na competição, concedendo, dessa forma, a autorização.
De acordo com a diretora da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), Giselly Amaral, o município providenciou adequações. Primordialmente, realizou a recarga de extintores. Além disso, fez a substituição de lâmpadas de emergência. E ainda, implementou outras adequações exigidas pelos órgãos fiscalizadores.
“Seguindo a orientação do prefeito Marçal Filho, concentramos todos os esforços. Além disso, buscamos parcerias. Dessa forma, ocorrerá a liberação do Douradão para o Campeonato Estadual”, enfatiza Giselly Amaral. “O prefeito entende que não faria sentido o time da nossa cidade mandar seus jogos para outros municípios, sendo que Dourados possui um estádio desse porte”, completou.
Segurança para a liberação do estádio
O pacote de intervenções garantiu as condições de segurança necessárias para a liberação do maior estádio do interior de Mato Grosso do Sul. Como contrapartida, o Dourados AC instalou barras e corrimãos de acessibilidade e segurança, contribuindo para a obtenção do alvará. “A gestão municipal tem recorrido às parcerias e, também, à criatividade para superar a falta de recursos próprios e, seguindo a orientação do nosso prefeito, estamos obtendo sucesso na maioria das iniciativas”, afirma Giselly.
A edição de 2026 do Campeonato Sul-Mato-Grossense contará com dez equipes. Assim, Operário, Ivinhema, Pantanal SAF, Águia Negra, Dourados AC, Costa Rica, Naviraiense e, além disso, Corumbaense participarão. Igualmente, os promovidos Bataguassu e ainda Aquidauana, campeão e vice da Série B, também integram a competição.
Conforme calendário da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), a competição começa nos dias 17 e 18 de janeiro. Por fim, termina no último fim de semana de março. Dessa forma, segue o período regulamentado pela CBF para os torneios regionais.
O formato será um turno único com nove jogos para cada clube, dos quais os seis melhores avançam. Os líderes da fase inicial garantem vaga direta nas semifinais, enquanto os demais classificados disputam as quartas de final. Haverá rebaixamento para os dois últimos. Além do título, estarão em jogo duas vagas na Série D de 2027, duas vagas na Copa do Brasil e uma na Copa Centro-Oeste, etapa classificatória da Copa Verde.
Fonte: PM Dourados




