Você está visualizando atualmente Dia D da vacinação contra Covid-19 acontece em MS
Jovens de 12 anos ou mais são o alvo do dia D da vacinação contra Covid-19

Dia D da vacinação contra Covid-19 acontece em MS

Inclui-se redes estadual, municipal e privada de ensino participam do Dia D da vacinação

As secretarias estaduais de Saúde e de Educação de Mato Grosso do Sul se unem para promover hoje o Dia D da vacinação contra a Covid-19 para estudantes com 12 anos ou mais. Inclui-se redes estadual, municipal e privada de ensino.

A imunização será oferecida, portanto, em 82 escolas da rede estadual de ensino (REE), nos 79 municípios do estado. Conferir lista clique.

Campo Grande e Ponta Porã contarão, portanto, com três e dois locais, respectivamente. Os demais municípios do estado terão um ponto focal em cada cidade.

Campanha

O Dia D da vacinação contra a Covid-19 faz parte da campanha Estudante Inteligente Confia na Ciência – Vacine-se!. Trata-se, dessa maneira, de um movimento pela vacinação de estudantes de Mato Grosso do Sul. E utiliza-se a busca ativa de alunos com 12 anos ou mais.

A secretária de Estado de Educação Cecilia Motta ressaltou, portanto, a importância e a abrangência da ação.
“No dia 7 de dezembro teremos a culminância dessa grande campanha com o dia ‘D’ da vacina para os estudantes, não só da rede estadual, mas também das redes municipais e escolas privadas. Teremos, nos municípios, algumas escolas selecionadas como pontos de vacinação.”, disse.

Vacinação ocorre de forma preventiva

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a iniciativa representa uma estratégia de parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, na promoção da busca ativa destes alunos.
“Nós sabemos que as aulas já estão caminhando para o encerramento do ano letivo. Por isso, adotamos esta iniciativa para fazer essa busca ativa tanto nas redes públicas quanto nas redes privadas de ensino. Com a aproximação das festas de final ano, sabemos que muitos pais pretendem viajar para outros municípios, dentro ou fora do Estado, e assim queremos garantir que estes adolescentes estejam protegidos e imunizados contra a Covid-19”, destacou.
Coordenando a campanha, o assessor militar na SES, coronel Marcello Fraiha, lembrou que a vacinação ocorre de forma preventiva. “A vacinação é importante porque é uma maneira de estar prevenido, principalmente, quanto esta nova variante que surgiu no Continente Africano. Lembrando que o imunizante destinado aos adolescentes é o da Pfizer”, disse.
Para a realização do Dia D, a secretaria estadual de Saúde disponibilizou os imunizantes Pfizer, mediante demanda das secretarias municipais de Saúde, por intermédio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica.

Dia D da vacinação

Os alunos que ainda não se vacinaram precisam apresentar os seguintes documentos: CPF ou Cartão Nacional de Saúde, desde que acompanhado pelos pais ou responsável legal.

O adolescente que comparecer desacompanhado, deverá apresentar um dos documentos mencionados, e ainda o Termo de Autorização. Esse documento é disponibilizado pelas escolas e assinado pelos pais ou responsável legal.