Concurso para ALEMS tem edital previsto para novembro
A publicação do edital do novo concurso ALEMS (Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso do Sul) está prevista para ocorrer em novembro. A confirmação foi feita (22) pelo presidente da casa, deputado Gerson Claro (PP), por meio de publicação em suas redes sociais.
De acordo com ele, o processo está em fase de escolha da banca organizadora, que deve ser anunciada em breve, uma vez que a expectativa é aplicar as provas no início de 2026. O certame conta com comissão organizadora formada desde setembro.
Vagas
O concurso da ALEMS conta, a princípio, com previsão de 80 a 100 vagas. Elas são destinadas aos cargos de técnico e analista legislativo. Além disso, exigem, respectivamente, níveis médio e superior.
Do mesmo modo, existe previsão de ofertas para o cargo de policial legislativo. Assim, o certame busca ampliar o quadro de servidores e modernizar a estrutura administrativa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Saiba como foi a última seleção
O primeiro concurso ALEMS ocorreu em 2016, quando houve 80 vagas disponpiveis. Essas vagas foram para cargos com exigências de níveis médio e superior. Ademais, a banca organizadora foi a Fundação Carlos Chagas. Assim, o certame marcou o início da modernização do quadro funcional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Ensino médio
No caso de ensino médio, a princípio, a oferta foi a seguinte. Houve três vagas para apoio legislativo. Além disso, houve disponibilização de dez vagas para agente de polícia legislativo e doze para assistente legislativo.
Para ensino médio com formação técnica, houve oportunidades específicas. Assim, houve uma vaga para auxiliar de enfermagem, uma para programador visual, seis para técnico de informática e duas para tradutor de Libras.
Nível superior
Por fim, para nível superior, o edital previu diversas áreas de atuação. Entre elas, três vagas para analista em recursos humanos, uma para arquiteto e sete para assistente jurídico. Além disso, houve uma vaga para assistente social, uma para biblioteconomista, quatro para cerimonialista e seis para consultor de processo legislativo.
Ademais, foram duas vagas para contador, duas para economista, uma para engenheiro civil, seis para jornalista, três para médico, uma para publicitário e sete para redator e revisor de debates.
A prova objetiva contou com 80 questões, versando sobre conhecimentos básicos e conhecimentos específicos. Para os cargos de nível superior também houve consideração de títulos para a classificação final.
Resumo do Concurso ALEMS 2025
ALEMS – Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso do Sul
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Técnico, Analista
Áreas de Atuação: Administrativa
Faixa de salário:
Estados com Vagas: MS
Fonte: PCI Concursos




