Não há nenhuma cidade do Brasil na lista, mas o estudo fornece pistas de como construir uma cidade bonita.
O site Flight Network fez uma pesquisa com mais de mil jornalistas, blogueiros, escritores de viagem e agências de turismo de vários países quais seriam as cidades mais bonitas do mundo
Dessa forma, pesquisadores britânicos do Online Mortgage Advisor, plataforma inglesa para corretores de imóveis, analisaram centenas de locais para descobrir quais são as cidades mais bonitas do mundo. Então, as cidades europeias dominam a lista.
Atenas, Grécia
Cidade histórica, Atenas é composta por diversos estilos arquitetônicos. Além dos prédios antigos clássicos, a cidade também conta com edifícios contemporâneos, os chamados arranha-céus.
Em 1821, a cidade se tornou independente do domínio Otomano, e desde então teve início uma nova fase na arquitetura do país. Assim, conforme os cálculos dos pesquisadores, Atenas possui 77,5% de similaridade com a proporção áurea.
Barcelona, Espanha
A queridinha da Europa é considerada uma das cidades mais modernas e diversas arquitetonicamente. Na paisagem da cidade é possível ver prédios nos mais diversos estilos, como o gótico e o moderno. Para a OMA, a cidade possui 81,9% de proximidade com a proporção áurea.
Nova Iorque, Estados Unidos
Uma das cidades mais cosmopolitas do planeta, Nova Iorque sofreu influência de diversos períodos da história arquitetônica, como o Renascimento Grego e o Art Déco. De acordo com os pesquisadores, a cidade conhecida como Big Apple tem 77,7% de proximidade com a proporção áurea.
Praga, República Tcheca
Os bombardeios na Segunda Guerra Mundial não foram suficientes para destruir a beleza de Praga, composta por edifícios inspirados nos estilos romano, renascentista, gótico e barroco. Por essa razão, os pesquisadores entendem que a cidade possui proximidade de 78,7% com a proporção áurea.
Roma, Itália
A cidade de Roma é uma das mais antigas do mundo e foi responsável por criar uma estética e estilos romanos. Na lista da OMA, a cidade italiana ficou com 82% de similaridade com a proporção áurea.
Na paisagem da cidade é possível ver aquedutos, anfiteatros, arcos e as famosas igrejas. Todas elas vivem harmonicamente com outros estilos modernos de arquitetura na cidade.
Veneza, Itália
Para a revista, Veneza é considerada a cidade mais bonita do mundo, por ter 83,3% de similitude com a proporção áurea. Sonho de muitos viajantes, Veneza é conhecida pelos seus famosos canais e pela arquitetura gótica de influência bizantina e otomana. Certamente, vale a pena a visita a esse patrimônio histórico.
Sendo assim, utilizando um cálculo matemático para descobrir o nível de perfeição das cidades, os pesquisadores averiguaram quais delas mais se aproximam da proporção áurea, conhecida como sequência da perfeição das cidades mais bonitas do mundo.