Você está visualizando atualmente NA PORTA: Busão da vacina reforça imunização em Campo Grande
A população de Campo Grande poderá contar com uma unidade móvel da Cruz Vermelha Brasileira (CVB), o Busão da Vacina, com capacidade para realizar 400 atendimentos por dia

NA PORTA: Busão da vacina reforça imunização em Campo Grande

Uma unidade móvel da Cruz Vermelha Brasileira (CVB), com capacidade para realizar 400 atendimentos por dia

De hoje (20) até o dia 05 de março, a vacinação em Campo Grande será reforçada pelo Busão da Vacina. Ou seja, com o apoio de uma unidade móvel da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) que irá percorrer os bairros de maior vulnerabilidade nas seis regiões urbanas do Município em busca daqueles que ainda não se vacinaram ou precisam colocar a dose da vacina contra a Covid-19 em dia. Assim, o atendimento do “Busão da Vacina” teve início nesta quinta-feira (20), pelo Bairro Paulo Coelho Machado, região do Anhanduizinho.

A vice-prefeita Adriane Lopes acompanhou, dessa forma, o início do trabalho durante a manhã e destacou a importância da união de esforços com objetivo de ampliar o acesso da população à vacina e contribuir para aumentar a cobertura vacinal do Município.

“É uma parceria muito importante que vem para somar com os esforços do Município. Sabemos que há ainda um número considerável de pessoas que estão suas doses em atraso ou até mesmo sem se vacinar. Assim, levaremos o serviço mais perto das pessoas. Sobretudo daquelas que vivem em regiões mais vulneráveis, é fundamental para que a gente consiga melhorar ainda mais os nossos índices. Consequentemente isso irá se refletir na redução do número de óbitos e casos graves da doença. Aliás, já se comprovou que a vacina é a arma mais eficaz contra esta doença”, comenta.

Ônibus da vacina na porta de casa

Atualmente, aproximadamente 22,8 mil pessoas ainda não se vacinaram em Campo Grande e cerca de 70 mil estão com a sua segunda dose em atraso.

A dona de casa Marluce da Silva Ferreira, 42 anos, foi uma das primeira a ser vacinada no local. Ela aproveitou para tomar a sua terceira dose.

“Eu achei uma iniciativa muito bacana porque ficou pertinho de casa. Eu fiquei sabendo que o ônibus estaria aqui e resolvi logo me vacinar. Achei muito bem organizado e o atendimento foi muito rápido”, elogiou.

A unidade móvel, que tem capacidade para atender 400 pessoas por dia, já percorreu diversas cidades do Brasil e foi adaptada em torno dos imunizantes, contando com três salas de vacinação, refrigeração, pias, álcool em gel 70% e cortinas hospitalares.  O veículo, batizado de Busão da Vacina foi cedido pela Mercedes-Benz Brasil e transformado com financiamento da Câmara Brasil-Alemanha de Comércio e Banco Alemão.

Nesse sentido, o atendimento é feito por voluntários da CVB de Mato Grosso do Sul e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Confira o itinerário abaixo:

20 e 21 de janeiro
8h às 16h
Bairro Paulo Coelho Machado: Escola Ana Lúcia de Oliveira Batista – Rua Perciliano Barbosa Ferreira, 540 

22 a 23 de janeiro
8h às 16h
Bairro Cidade de Deus: Oficina Sr. Lindomar – Rua Luiz Antônio Dodero, 225 

24 a 25 de janeiro
8h às 16h
Bairro Los Angeles: Mercado São José – Rua Eng. Paulo Frontim, 422 

Busão da vacina – atendimento

Portanto, na unidade móvel serão disponibilizadas todas as vacinas contra a Covid-19, exceto para as crianças de 05 a 11 anos. Por isso, em decorrência das orientações quanto a imunização deste público. Desse modo, o atendimento é feito por ordem de chegada.

Documentos necessários

Para ter acesso ao serviço, é necessário apresentar documento com foto (RG ou CNH), bem como o comprovante de vacinação, para o caso da aplicação das doses de reforço.

Cronograma do Ônibus da Vacina (por região)

Anhanduizinho (20 a 25 de janeiro)
Bandeira  (26 a 31 de janeiro)
Imbirussu (01 a 06 de fevereiro)
Lagoa (07 a 12 de fevereiro)
Prosa (13 a 18 de fevereiro)
Segredo (19 a 24 de fevereiro).

Os locais estarão periodicamente nos sites e redes sociais da Prefeitura de Campo Grande e Secretaria Municipal de Saúde.