Você está visualizando atualmente AGRO: China impõe tarifas pesadas contra produtos da Austrália
China é o destino de 39% das exportações da Austrália

AGRO: China impõe tarifas pesadas contra produtos da Austrália

Principais produtos da pauta exportadora australiana são a cevada, carne, algodão, carvão e, mais recentemente, os vinhos

A China vem aumentando de forma significativa o uso de medidas contra a Austrália impondo pesadas tarifas sobre alguns dos principais produtos da pauta exportadora australiana como a cevada, carne, algodão, carvão e, mais recentemente, os vinhos.

A ação faz parte da estratégia lançada pelo governo chinês em resposta depois que a Austrália pressionou por uma investigação internacional sobre a origem do novo coronavírus e o primeiro-ministro australiano, Scott Morrisson  enviou uma carta aos líderes do G20  em busca de apoio para a investigação.

Ofensiva chinesa deveria servir de alerta

Segundo um especialista em comércio exterior, que falou ao Comexdobrasil.com sob a condição de anonimato, “a forte ofensiva chinesa deveria servir de alerta para o governo de Jair Bolsonaro pois se a escalada verbal lançada pelo presidente e seguida por sucessivas manifestação de seu filho e deputado Eduardo Bolsonaro e integrantes do primeiro escalão do governo continuar, o Brasil poderá ter um alto preço a pagar.

É importante, portanto, que o governo brasileiro esteja atento aos fatos recentes nas relações comerciais entre a China e a Austrália. Pois o mesmo poderá acontecer num futuro próximo no intercâmbio do Brasil com a China”.

Minério de ferro exportado pela Austrália

A China é o destino de 39% das exportações australianas. E, portanto, absorveu no ano passado,28,1% do total exportado pelo Brasil em 2019. Cresceu para 33,6% de janeiro a outubro deste ano.

Outras semelhanças são facilmente identificáveis quando se analisa as pautas exportadoras brasileira e australiana para a China. Da parte brasileira, apenas três commodities (soja, minério de ferro e petróleo) foram responsáveis por 77% de todas as exportações brasileiras para a China. Isso somente nos dez primeiros meses deste ano.  Em relação à Austrália, grande parte das vendas aos chineses se concentram em minério de ferro, gás natural e carne bovina.