ALEMS é ouro em Transparência Pública
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) conquistou o Selo Ouro no ranking nacional Radar da Transparência Pública, organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), por meio do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). A ALEMS saiu do nível Básico para o Elevado (de 2022 para 2023), subiu direto para o Selo Ouro em 2024 e agora conquista pela segunda vez consecutiva o padrão Ouro de transparência na edição de 2025.
A frente da Mesa Diretora nos últimos dois biênios, o presidente Gerson Claro (PP) fez o anúncio da conquista durante a última sessão plenária, parabenizando o esforço pela transparência. “A ALEMS passa a ser dos principais órgãos públicos em transparência e receber esse Selo novamente é uma honra para nós poder viver esse momento. Que possamos continuar nesse ritmo de trabalho”, destacou.
Da mesma forma, o 1º secretário, deputado Paulo Corrêa (PSDB), comemorou. “Quero também parabenizar o esforço coletivo dos funcionários, deputados e deputadas dessa Casa por essa conquista”, disse. Quando a atual composição da Mesa Diretora assumiu, em 2022, a ALEMS ocupava a 17ª posição no país e agora ocupa a 11ª posição no Brasil.
A premiação aconteceu (4) em Florianópolis (SC) e a ALEMS foi representada pelo secretário Jurídico e Legislativo, Gustavo Giacchini. “A premiação cria uma competição saudável que estimula a melhoria da transparência sem o peso de desempenhar uma obrigação ou tarefa. Auxilia em institucionalizar uma nova conduta de ter o hábito de alimentar as informações da transparência no dia a dia. A adesão e o empenho dos servidores de variados setores resulta nesse caminho para a conquista do Ouro pela segunda vez”, comemorou Gustavo Giacchini.
Dados
Os dados foram compilado pela Gerência de Site e Mídias Sociais. Assim, o índice de transparência alcançado este ano foi de 89,09%. Portanto, a ALEMS está bem acima da média de transparência. No Mato Grosso do Sul, a média alcança 60,68%, visto que a maior parte das instituições tem índice Básico ou Intermediário. Ademais, elas apresentam um nível escasso de informações.
Em primeiro lugar, o índice médio de transparência no Brasil alcançou 66,60%. Entretanto, a ALEMS conquista o Selo Ouro consecutivo, pois atende a diversos critérios. Nesse sentido, atende a critérios com nota máxima de 100%.
Dentre eles está a divulgação institucional feita pelo Portal da ALEMS e pelas mídias sociais oficiais – Facebook, Instagram, X e Youtube.
Entre os três Poderes estaduais, a ALEMS permaneceu na segunda colocação com o nível Ouro, entre o Executivo (Governo do Estado – nível Diamante) e o Judiciário (Tribunal de Justiça de MS – nível Elevado). A ALEMS está entre as sete casas legislativas do Mato Grosso do Sul com o Selo Ouro.
Em suma, o Radar da Transparência Pública é uma ação colaborativa entre a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, os Tribunais de Contas (TCs), o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), a Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Veja todos os dados na íntegra pelo site da Atricon: https://radardatransparencia.atricon.org.br/avaliacoes.html (copie e cole em seu navegador).
Fonte: ALEMS



