Você está visualizando atualmente Alan Guedes eleito para mesa diretoria da FNP
O prefeito de Dourados, Alan Guedes, eleito vice-presidente de Economia Verde da diretoria da FNP, da Reunião Geral, realizada em Brasília.

Alan Guedes eleito para mesa diretoria da FNP

Alan passa a integrar o grupo das maiores lideranças municipais do Brasil

O prefeito de Dourados, Alan Guedes, eleito vice-presidente de Economia Verde diretoria FNP (Frente Nacional dos Prefeitos), durante a 84º Reunião Geral, realizada em Brasília. Mas, a eleição da chapa que vai liderar a Frente no próximo biênio aconteceu por aclamação.

Dessa forma, Alan Guedes diretoria da FNP passa a integrar o grupo das maiores lideranças municipais do Brasil. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, reconduzido à presidência da Frente.

Por isso, os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, de São Paulo, Ricardo Nunes, e de Palmas, a prefeita Cintia Ribeiro, também reconduzidos para as respectivas vice-presidências.

“É com uma felicidade imensa que assumo mais este desafio. Fazer parte da Frente e poder discutir os problemas dos municípios brasileiros junto às lideranças do Congresso é muito importante, sempre aprendemos com as experiências de outros prefeitos e prefeitas”, disse Alan.

Bancada no Congresso

Após a eleição da Mesa Diretora, foi instituída a bancada da FNP no Congresso Nacional. Por exemplo, quase 100 parlamentares, entre eles mais de 80 deputados federais, integram a bancada, que coordenada pelo deputado federal por São Paulo, Jonas Donizette.

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos.

Tem como foco de atuação os 400 municípios com mais de 80 mil habitantes. Esse recorte abrange 100% das capitais, 60% dos habitantes e 75% do Produto Interno Bruto (PIB) do país[1]. É um movimento brasileiro organizado por prefeitos de diversos municípios, possui sede em Brasília, no Distrito Federal, e visa defender interesses diversos dos municípios brasileiros.

O que é economia verde?

Economia verde é um modelo de economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica.

Então, as três principais características, ou três pilares da economia verde são: baixa emissão de carbono, eficiência no uso de recursos e busca pela inclusão social.

A concepção de economia verde foi desenvolvida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em 2008, mas outras definições  encontradas para o mesmo termo.

A Green Economy Coalition, coalisão formada por mais de 50 organizações entre ONGs, empresas, agências e sociedade civil, que atua para acelerar a transformação dos sistemas econômicos vigentes em economias verdes, define o termo como uma economia resiliente e justa, que proporciona melhor qualidade de vida para todos e respeita os limites ecológicos do planeta.

 

Fonte: Assecom PMD