Agro Show Dourados faz com que mais produtores rurais venham trocar experiências sobre as vantagens e os desafios de se adotar o cultivo consorciado
Produtores rurais, bem como, profissionais e estudantes de Agronomia estão convidados a participar do 1º Agro Show Dourados. Evento acontece na Fazenda Experimental de Ciências Agrárias da Universidade Federal a Grande Douados FAECA/UFGD nos dias hoje (19) e amanhã.
Um dos principais temas do evento é, portanto, a rotação de culturas em plantio direto. Isso com a apresentação dos resultados das áreas experimentais conduzidas pelo professor Luis Carlos Ferreira de Souza.
Há 12 anos Luis Carlos trabalha no experimento “Avaliação de sistemas de produção de grãos de soja e milho com ênfase na rotação de cultura em plantio direto”. E, agora, entra agora no sétimo ano do experimento de pesquisa “Consórcio de milho com cinco brachiarias em sucessão a soja”.
Rotação de culturas como forma de melhorar a qualidade do solo
Avaliando a produção desde 2009, o docente é, dessa maneiro, enfático em demonstrar a importância de se praticar a rotação de culturas como forma de melhorar a qualidade do solo. Os resultados mostram, portanto, um aumento significativo de produtividade na cultura da soja. E também na do milho, especialmente na safra de verão.
Em 2019, o dia de campo realizado nessa área experimental reuniu aproximadamente 65 agricultores e profissionais na Fazenda Experimental da UFGD. Entre eles, produtores de destaque na Região Centro-Oeste do país.
A expectativa, no entanto, é de que no 1º Agro Show Dourados mais produtores rurais venham trocar experiências sobre as vantagens e os desafios de se adotar o cultivo consorciado. E, ainda, a rotação de culturas e o plantio direito. O evento conta, dessa maneira, com palestras e com um giro tecnológico nas áreas experimentais.
Parcerias
O 1º Agro Show Dourados resulta-se, portanto, de convênio firmado entre a Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados AEAGRAN e a FAECA/UFGD.
O evento traz, sobretudo, como parceiros 0 Grupo de Plantio na Palha, Embrapa, Prefeitura Municipal de Dourados. Também a Associação Estadual dos Engenheiros Agrônomos do Mato Grosso do Sul. E, ainda, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul e o Sindicato Rural Dourados.