Pré-conferências municipais debatem direitos da pessoa idosa
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) realiza, a partir desta segunda-feira (23), uma série de quatro pré-conferências municipais que irão debater questões relevantes à pessoa idosa. Os encontros contam com a parceria do Conselho Municipal do Idoso. Serão debatidas questões relevantes à população idosa, como saúde, acessibilidade, inclusão e assistência social. O primeiro evento acontece no CCI Vovó Ziza, das 7h30 às 11h30. A expectativa é reunir pelo menos 300 pessoas ao longo dos encontros.
As pré-conferências são um preparo para a Conferência Municipal, que acontecerá dia 30 no CCI Vovó Ziza e vai debater o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia; Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, estabelecido pela 6ª CONADIPI que acontecerá em Brasília, em novembro.
Participantes
As pré-conferências reúnem representantes do governo e da sociedade civil. Além disso, participam idosos que frequentam os CCI’s e os Cras, que também enviarão representantes nos eventos de seus territórios. De acordo com a secretária de Assistência Social, Camilla Nascimento, os encontros são um espaço aberto para a comunidade sugerir ações e políticas públicas. Essas sugestões visam melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa. A secretária destaca ainda a importância da inclusão e do cuidado social para essa faixa etária.
“A presença da comunidade idosa nas pré-conferências é primordial para auxiliar a gestão a construir políticas públicas mais assertivas e eficazes”, pontuou. O objetivo é debater nos encontros os cinco eixos definidos que serão a base do evento municipal, com foco no financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa e participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices, além da consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
A Secretaria realizará as próximas conferências no CCI Elias Lahdo (dia 24), em Piratininga (dia 25) e no CCI Jacques da Luz (dia 27), sempre a partir das 7h30.
Sobre a Conferência Municipal
A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa permite identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos idosos. Além disso, aborda tanto o acesso a direitos e serviços quanto questões relacionadas à discriminação e à violência. Assim, trata-se de uma instância de debate, formulação e avaliação sobre temas específicos e de interesse público, voltados para a pessoa idosa.
A partir dos debates e, principalmente, da troca de experiências, o evento propõe ações e políticas públicas. Dessa forma, visa garantir o envelhecimento saudável e com dignidade.
As conferências contam com a participação da sociedade e, por isso, promovem um espaço amplo e democrático de reflexão, discussão e articulação coletiva. Além disso, reúnem propostas, bem como estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas públicas.
“Nesse sentido, objetivamos promover a participação social para a proposição de ações que visem à superação de barreiras ao direito de envelhecer. Além disso, buscamos garantir uma velhice digna e saudável, identificando os desafios do envelhecimento plural no País. Isso vale tanto para os instrumentos legais quanto para as práticas exercidas”, afirmou a Superintendente de Gestão do Suas, Marcilene Rodrigues.
Fonte: PM CG