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Como o novo salão de beleza da Amazon afetará a indústria do cabelo?

A Amazon está em toda parte. É difícil comprar um livro, móveis, itens de vestuário ou produtos para os cabelos sem ver os resultados da Amazon aparecerem nas páginas de compras do Google. E caso você não saiba, a gigante online quer uma participação na indústria de cabeleireiros presenciais agora também.

A Amazon abriu seu primeiro salão de beleza em Londres há alguns meses. A instalação de dois andares cobre mais de 1.500 pés quadrados no bairro de Spitalfields, em Londres. O salão foi criado para aumentar a visibilidade dos produtos para cabelo comercializados em sua plataforma e testar novas tecnologias, como cores e estilos de cabelo por meio de realidade aumentada. “Queremos que este local único nos aproxime um passo dos clientes e será um lugar onde possamos colaborar com a indústria e testar novas tecnologias”, declarou John Boumphrey, gerente nacional do Reino Unido na Amazon, em um comunicado recente à imprensa.

O cuidado e o estilo do cabelo – cortar e secar, faróis dianteiros completos, balayage, texturizar, tratamentos e tranças – estão sendo fornecidos por Elena Lavagni, proprietária do Neville Hair and Beauty Salon. Com sua tecnologia apontar e aprender, os consumidores (adultos e crianças) podem navegar nas prateleiras de produtos e escanear um código QR para ser levado à página do produto na Amazon para saber mais e fazer uma compra, se desejar.

Embora a varejista tenha declarado que não planeja abrir vários locais ainda, sendo a Amazon, o cabeleireiro pode ter a oportunidade de virar o setor de cabeça para baixo. O que nos fez pensar: como isso impactaria pequenos salões independentes? Isso afetará salões étnicos específicos? E as pessoas vão se aglomerar para as consultas? Para reunir ideias e previsões sobre como o novo salão afetará a indústria do cabelo, entramos em contato com Joseph Maine, celebridades cabeleireiras e co-fundador da Trademark Beauty; Tina! O supervisor de cabelo e maquiagem do TINA Turner Musical, Geo Brian Hennings; e Daryce Tolliver, cabeleireira e proprietária do A Curl Can Dream Salon.

A Amazon afetará a indústria de serviços de salão de beleza?

Com o mercado global de spas e salões de beleza definido para chegar a US $ 217,25 bilhões até 2026, todos os nossos especialistas concordam que a introdução de um salão de beleza da Amazon não é nenhuma surpresa. Mas eles estão preocupados?

A resposta curta: na verdade não. “A Amazon não está no setor de serviços e não acho que eles pretendam assumir serviços pessoais”, disse Maine. “Acredito que eles tenham interesse em se tornar uma parte maior do varejo de beleza e, assim como a Ulta, acho que eles vão liderar com o varejo e o salão ficará em segundo plano”.

Lavagni, que dirige o Amazon Salon, concorda que os estilistas são o coração da iniciativa. “Quando usamos tecnologia digital, queremos que seja complementar à experiência de nossos estilistas e que se encaixe naturalmente na experiência do cliente”, disse ela à POPSUGAR.

“Por exemplo, se um cliente deseja passar por uma grande transformação, a barra de cores de realidade aumentada oferece aos clientes a chance de experimentar e explorar diferentes visuais. A tecnologia ajuda a construir confiança, mas, em última análise, cada cliente ainda precisará buscar o conselho e expertise do estilista. ”

Que tal uma perda de clientes? Mesmo com um grande hairstylist e equipe ingleses, Hennings não prevê que as clientes deixem seus cabeleireiros de longa data pela Amazon. “Claro, é a Amazon, mas eles não têm exclusividade”, disse Hennings. “Popularidade sempre foi uma coisa no mundo dos salões. É sobre quem está nas revistas, quem está fazendo videoclipes, cuja clientela de celebridades está bombando – as pessoas querem isso.”

A Amazon terá impacto no espaço de varejo de salões de beleza?

Em termos de pegar um pedaço do bolo do varejo, Lavagni diz que estilistas estarão disponíveis para ajudar os clientes a encontrar os produtos certos, mas “estamos descobrindo que a tecnologia ajuda a envolver os clientes com a experiência de varejo no salão”.

Ainda assim, Maine acredita que as pessoas hesitam em comprar cabelos de luxo e itens de beleza da Amazon com medo de que seja uma cópia ou um produto antigo. Embora a Amazon trabalhe continuamente para reprimir produtos falsos não regulamentados com o Project Zero, Hennings tem muitos clientes que lhe trazem produtos da Amazon com uma cor e textura completamente diferente da real.

“Grandes corporações vêm tentando entrar no setor de salões de beleza há anos, mas o controle de qualidade não está lá quando se trata da Amazon e de produtos para os cabelos”, disse ele.

Para Tolliver, os serviços de salão da Amazon podem não ser uma ameaça, mas o aspecto do varejo tem potencial para ser. “A Amazon permite que as empresas vendam diretamente ao consumidor, o que torna muito mais difícil para mim, como estilista, receber os produtos”, disse ela. “Com eles vendendo produtos no salão, acredito que eu e minha equipe teremos que melhorar a forma como fazemos o varejo para nossos clientes.”

Mesmo assim, há um benefício que os salões independentes têm: educação. Tolliver diz que a capacidade de informar o cliente sobre um produto e como ele funciona para tipos de cabelo específicos lhes dá segurança e uma experiência mais pessoal do que aquela que receberiam comprando na Amazon.

Os cabeleireiros costumam definir muitas das tendências de cabelo porque têm a visão, a educação e a lista de produtos para isso. Nossos especialistas em cabelo estão confiantes de que o novo cabeleireiro Amazon terá um impacto mínimo na indústria. Mas, como muitas coisas nos estágios iniciais, só o tempo dirá.

Ft:popsugar