Você está visualizando atualmente Como inovação e cultura podem coexistir na era digital

Como inovação e cultura podem coexistir na era digital

Com mais de 300 línguas diferentes e 1.300 grupos étnicos distintos, que vão de Sumatra a Papua, a Indonésia possui uma herança cultural rica e diversa que é única neste arquipélago. Este DNA cultural não apenas impulsiona a economia da Indonésia, mas também forma a espinha dorsal do senso de identidade e da vida diária dos indonésios.

Infelizmente, as complexidades desse DNA cultural também significam que muitos grupos étnicos e indígenas não têm o poder adequado. De acordo com o PNUD, cerca de 28 milhões de pessoas ainda vivem abaixo da linha da pobreza – e enquanto o número total de indonésios vivendo abaixo da linha da pobreza caiu – as taxas de desigualdade de renda no país aumentaram 24 por cento entre 2002 e 2013.

A recente Criatividade Mundial e o Dia da Inovação serve como um lembrete para empresas e governos fazerem mais pelo desenvolvimento sustentável de todos os membros da sociedade. Alavancada corretamente, acredito que a tecnologia pode ser um grande equalizador que melhora drasticamente a qualidade de vida enquanto preserva o patrimônio cultural. Mas, fazer isso é mais fácil dizer do que fazer e requer uma abordagem cuidadosa e matizada.

Como um jovem estudante, lembro-me vividamente de sair na ‘warung’ (loja de rua), dividindo um refrigerante ‘gembira’ (refrigerante com calda e leite) com meus amigos. Sentar ali cercado por amigos e ouvir ‘ibu’ (senhoras) e ‘bapak’ (cavalheiros) agitados estão entre as minhas melhores lembranças enquanto crescia. Essas lojas “familiares” locais ou ‘warungs’ representam cerca de 80 por cento da indústria de varejo de US $ 300 bilhões da Indonésia.

Além de ser um importante pilar econômico, os ‘warungs’ são uma parte onipresente da vida cotidiana dos indonésios, e com 4 milhões deles espalhados por todo o país – não é exagero dizer que eles fornecem um senso coletivo de comunidade e permanecem um parte integrante do tecido da nação.

Pergunte a qualquer indonésio e eles lhe dirão – ‘warungs’ são fundamentais para as comunidades, onde indonésios de todas as esferas da vida e classes econômicas não apenas se reúnem para suas necessidades diárias, mas também para compartilhar experiências, notícias e atualizações de vida.

E, por extensão, os proprietários de warung se tornaram figuras familiares que unem as comunidades em uma época em que o mundo está se tornando mais fragmentado. Essa familiaridade com warungs também me deu uma visão mais profunda de seus desafios e da necessidade crescente de soluções digitais para superá-los.

No entanto, em nossa busca pela digitalização, empresas e governos devem trabalhar para preservar essas comunidades e seu modo de vida. Podemos, por exemplo, fornecer acesso a capital de giro para varejistas tradicionais, porque vender mercadorias a clientes a crédito é uma parte importante da cultura warung – e essa confiança mútua só é possível por causa da comunidade da qual fazem parte.

Em muitas partes do mundo, vimos que os avanços tecnológicos e a inovação acontecem ao custo da erosão da cultura. Para encontrar um equilíbrio entre inovação e preservação cultural, é fundamental envolver governos, entidades e pessoas. Um exemplo concreto e identificável é o avanço digital de seus vendedores ambulantes em Cingapura.

Como parte da iniciativa Hawkers Go Digital, representantes do governo e seus embaixadores digitais realizaram sessões aprofundadas com os feirantes para ajudá-los em seus desafios e objetivos únicos. E, a mudança valeu a pena – desde seu lançamento em junho de 2020, a iniciativa Hawkers Go Digital permitiu que mais da metade dos feirantes de Cingapura adotassem os pagamentos eletrônicos, com as transações crescendo quatro vezes mais.

É conveniente ignorar a cultura na busca pela rápida globalização e pelo avanço tecnológico. A ascensão dos gigantes do comércio eletrônico na Indonésia significa que eles podem desfrutar de economias de escala e fornecer aos consumidores os melhores preços e a mais ampla variedade de produtos – muitas vezes ao custo de warungs.

Lembre-se de que o uso da tecnologia não precisa levar a mudanças radicais. Para garantir que o avanço rápido não ignore certas comunidades, devemos nos concentrar em preencher as lacunas e criar mudanças incrementais. Isso significa fornecer uma solução digital simples que complementa e agiliza a cadeia de suprimentos de warungs, em vez de alterar drasticamente a forma

como fazem negócios. Ao fornecer uma seleção mais ampla de produtos, preços transparentes e entrega confiável ao domicílio com apenas alguns cliques, capacitamos os varejistas a permanecerem competitivos neste mundo digitalizado. Mais revelador, permitiu que um segmento tradicionalmente mal atendido fizesse parte da transformação digital pela qual o Sudeste Asiático está passando.

Ft: thejakartapost