Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Controle de Vetores e Saúde do Trabalhador são ações da Vigilância em Saúde de Naviraí
A Vigilância em Saúde de Naviraí, núcleo vinculado à Gerência Municipal de Saúde (GMS) da Prefeitura, é um órgão de extrema relevância para toda sociedade. As equipes do setor estão distribuídas para ações como Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Controle de Vetores e Saúde do Trabalhador
“Desenvolvemos fortes ações no processo de desafogar o serviço público de Saúde, sobretudo, atuamos diretamente na prevenção e proteção da saúde coletiva”, destaca o médico veterinário Dr. Manoel Messias de Assis, gerente do Núcleo de Vigilância em Saúde.
Algumas das atividades recém-desenvolvidas pelo setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Vigilância Sanitária contemplaram palestras sobre Prevenção da Saúde dos Trabalhadores. Além disso, houve atendimento às denúncias encaminhadas pelo Ministério Público do Trabalho.
“Também estabelecemos parcerias institucionais com outros municípios da região, como por exemplo, Itaquiraí, Japorã e Mundo Novo. Essa articulação intermunicipal também é importante, pois procedimentos são uniformizados, garantindo agilidade em ações concatenadas de atendimentos que precisam de apoio e respostas conjuntas. A Vigilância em Saúde de Naviraí está empenhada. A execução de tarefas com eficiência em diversas atividades é uma premisssa. Ao mesmo tempo, estamos buscando avançar para adotar atendimentos almejados e solicitados pela população, como é o caso da reestruturação do “abrigo municipal de cães e gatos” para o Núcleo de Controle de Zoonoses, seguindo determinação do Ministério da Saúde”, informa Dr. Manoel Messias.
Mais informações sobre a Vigilância em Saúde de Naviraí
A Vigilância em Saúde é o órgão gestor que está relacionado às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos. Suas ações têm ligação com os mecanismos adotados para prevenção de enfermidades. Além disso o setor integra diversas áreas do conhecimento e aborda diferentes temas. São eles política e planejamento, epidemiologia, territorialização, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho.
Fonte: PM Naviraí