O estudante tem que anexar cópia colorida do comprovante de inscrição no Enem ou vestibular
Quem prestar vestibular ou realizar as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), pode pedir isenção e passe gratuito da tarifa de ônibus. A solicitação deve ser feita pelo site da concessionária Guaicurus com até cinco dias úteis de antecedência de cada prova. Vale ressaltar que as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Dessa forma, para solicitar a isenção é preciso preencher um formulário. Dois dias depois de fazer o pedido o estudante tem que conferir para saber se foi aceito ou não. Dessa forma, o aluno deve informar qual prova irá realizar, o número de CPF (Cadastro Nacional de Pessoa Física) e o nome. Do mesmo modo, informar o celular, e-mail e o número do cartão do passe.
Por isso, o estudante tem que anexar cópia colorida do comprovante de inscrição no Enem ou vestibular. Cópia com frente e verso da identidade e do cartão de transporte. Clique aqui para acessar o site e pedir a isenção.
Passe gratuito Enem
As provas do vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) estão marcadas para o dia 1º de dezembro, com início às 8h e término às 13h, no horário de Mato Grosso do Sul. Haverá vestibular em Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e Dourados.
Nas unidades da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) o vestibular será no dia 24 de novembro. Mas, a prova objetiva e a redação realizadas durante a manhã em Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
Mais notícias de educação
Estudantes da Escola Sesi vão apresentar oito projetos na Fetec MS
A relação entre sono e aprendizagem é um tema central na pesquisa desenvolvida por Pedro Antônio Vilerá, Gabriel Alves e Hyan Vasconcelos, alunos da Escola Sesi de Aparecida do Taboado.
Dessa forma, orientados pelo professor Mohab Pedroso, os estudantes elaboraram um projeto que apresentado na 14ª Fetec MS, feira de ciência, tecnologia e inovação de Mato Grosso do Sul, que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de outubro na Cidade Universitária, em Campo Grande.
Por isso, o projeto investiga como a falta de sono afeta o desempenho escolar de crianças e adolescentes, especialmente em um cenário onde o uso excessivo de tecnologia tem gerado padrões irregulares de sono. Mas, o estudo busca evidenciar que dificuldades na vida escolar podem estar ligadas a essa questão.
Durante o ano letivo, a Escola Sesi incentiva a pesquisa e a exploração científica entre os alunos. Segundo Washington Luiz de Oliveira Carvalho, articulador de iniciação científica da Rede Sesi, incentiva os estudantes a identificar problemas na sociedade e desenvolver projetos de pesquisa que proponham soluções.
Sendo assim, os projetos apresentados na Fetec MS são de alunos do 4º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de instituições públicas e privadas, e a visitação à feira é gratuita. Além da mostra de projetos, o evento contará com palestras e oficinas, promovendo um espaço de aprendizado e troca de experiências.
Outros projetos da Escola Sesi incluem temas como bioplásticos sustentáveis, biodegradação de microplásticos, assim como, controle de pragas em hortaliças. Além do tema que trata da percepção sobre queimadas no Pantanal. Todos focando em soluções inovadoras e sustentáveis para desafios contemporâneos.
Fonte: gov.ms