A segunda etapa da vacinação contra a gripe influenza começa hoje (11), com duração até o dia 8 de junho; segue também a imunização contra Covid-19
A campanha nacional de vacinação, promovida pelo Ministério da Saúde, teve início no mês passado. Além disso, a estimativa é vacinar 79, 7 milhões de pessoas contra a influenza.
Dessa forma os moradores de Campo Grande que fazem parte do grupo prioritário já podem se vacinar. Veja abaixo:
- Idoso com 60 anos ou mais;
- Trabalhares da saúde (necessário a comprovação de vínculo , carteira profissional, ou declaração por escrita de qualquer empresa que presta serviço);
- Crianças de seis meses a menores de cinco anos;
- Puérperas de até 45 dias pós-parto;
- Trabalhadores da educação (necessário a apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa com a Instituição de ensino ou holerite;
- Gestantes em qualquer idade gestacional;
- Profissionais da Força de Segurança e Salvamento (necessário a apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa nas forças de segurança e salvamento);
- Profissionais das Forças Armadas (necessário a apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa nas forças armadas).
Veja quais são os sintomas da influenza e onde está disponível a vacinação:
- Febre alta (sintoma mais importante e dura cerca e três dias);
- Dor muscular, na garganta e cabeça;
- Coriza;
- Tosse.
No entanto alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. A transmissão pode ocorrer por meio do contato direto ou indireto com as secreções respiratórias, pelo toque em superfícies contaminadas com o vírus da gripe e, em seguida, na mão, nos olhos, nariz ou boca.
A terceira etapa, que será de 9 de junho a 9 de julho, abrangerá cerca de 22 milhões de pessoas.
Portanto a vacinação para infuenza está disponível em todas as Unidades de Saúde de Campo Grande das 07h30 as 11h e das 13h00 as 16h45. Para maiores informações entre em contato no telefone: 3314-9955 e 20202170.
Vacinação Covid-19 continua
Assim também a vacinação contra a Covid-19 continua em Campo Grande. A primeira dose da vacina contra a Covid-19 segue e disponível para todas as pessoas de 12 anos ou mais e para o público infantil, de 05 anos ou mais. Aliás quem tomou a primeira dose de Pfizer até o dia 22 de março, Coronavac até 20 de março ou a Astrazeneca até 14 de fevereiro já pode receber a segunda dose.
A terceira dose segue disponível para pessoas com imunocomprometimento de 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias e pessoas de 12 anos ou mais que tenham as mesmas condições clínicas, uma vez que tenham tomado a segunda dose até o dia 16 de dezembro. Bem como os vacinados com o Imunizante da Janssen até a mesma também podem tomar a dose de reforço.
Fonte: S M Saúde CG