You are currently viewing Turismo gastronômico no Mato Grosso do Sul atrai muitos adeptos 
O turismo gastronômico do Mato Grosso do Sul é uma experiência sensorial incrível, belas paisagens que aguçam a percepção e comidas maravilhosas que são uma festa ao paladar

Turismo gastronômico no Mato Grosso do Sul atrai muitos adeptos 

Conheça um pouco da turismo gastronômico sul-mato-grossense

Mato Grosso do Sul atrai muitos adeptos para o turismo gastronômico. Mesmo todo mundo sabe que Mato Grosso do Sul tem em suas belezas naturais o carro chefe do turismo. São rios de águas cristalinas na região de Bonito – Serra da Bodoquena, fauna e flora exuberantes no Pantanal, lugares maravilhosos para esportes aquáticos, pesca, trilhas e contemplação em várias regiões turísticas do estado.

Conheça um pouco da culinária sul-mato-grossense, resultante de elementos culturais, tradições e costumes oriundos de sua rica miscigenação.

Pantanal

A gastronomia pantaneira possui, portanto, um cardápio que sofreu influência de outros países sul-americanos. Destacamos os peixes pacu, pintado e o dourado que podem ser fritos, cozidos ou assados, além do caldo de piranha. O churrasco com mandioca e a carne seca, o tereré, erva-mate servida gelada em chifre de boi. E, ainda, a chipa, a sopa paraguaia, a saltenha e a bocaiúva também fazem parte da rica gastronomia pantaneira.

Pacu Assado Recheado no Mato Grosso do Sul Região Centro Oeste Do Brasil

Pacu assado e recheado

Um destaque para o arroz boliviano ou carreteiro, muito apreciado no Pantanal

Para além do bom e velho arroz carreteiro, o arroz boliviano, herdado dos nossos vizinhos e muito consumido em Corumbá, traz uma riqueza de sabores com um preço de preparo muito em conta. Esse prato leva carne moída, ovo cozido, batata, ervilha, entre outros ingredientes, mas seu detalhe mais rico é a inclusão da banana da terra, adocicada e madura para despertar o paladar.

Ovo, batata, carne e banana se misturam na criação dos sabores / Foto: JD Turismo/Divulgação

Bonito – Serra da Bodoquena

Os principais pratos que podem ser degustados na região são, contudo, o arroz carreteiro, sopa paraguaia, chipa, churrasco, licor e palmito de bacurí, frango com palmito de bacurí, doce de jaracatiá, locro, escondidinho de mandioca com carne seca, mandioca, maionese de mandioca, marmelada,  doces e temperos de guavira, dentre outros que representam a história de Bonito e Serra da Bodoquena em seus gostos e aromas.

Receita de Escondidinho de Mandioca e Carne seca

Escondidinho de mandioca com carne seca

A gastronomia da Rota Norte

Na Rota Norte destacamos na culinária regional, sobretudo, a paçoca de carne seca feita com carne-de-sol e farinha de mandioca socada no pilão. Assim também, o empamonado, pirão de carne, perfumado com pimenta bodinho, churrasco com mandioca. Igualmente, merece destaque o arroz carreteiro com pequi, com guariroba e variados pratos à base de peixe.

Paçoca de carne seca

Mesmo insistindo em nomes que confundem, ainda não chegamos nos pratos típicos doces.

Porém, quem é de fora e ouve falar dessa paçoca, com certeza espera pelo sabor adocicado.

Mas a verdade é que o prato nada mais é do que a carne-de-sol desfiada e misturada com cebola, alho e farinha de mandioca.

Bom para acompanhar o arroz ou até mesmo pura.

Aliás, a paçoca de carne seca é chamada também de paçoca pantaneira e  pode ser servida pura no café da manhã também.

Pratos típicos em Mato Grosso do Sul, paçoca pantaneira

Paçoca de carne seca

Turismo gastronômico – Costa Leste e Região

Como em todo Mato Grosso dos Sul, o churrasco é, no entanto, um dos principais pratos também na Costa Leste. Tão característico que todos os anos, durante a Festa do Peão em Aparecida do Taboado – Taboadão, é realizado um campeonato de churrasco que reúne pessoas de todo o país. Aliás, Selvíria é outro município que possui uma competição do gênero. Em Santa Rita do Pardo o prato típico é a carne de sol, que possui inclusive uma grande festa onde são apresentadas as variedades feitas no município.

Campo Grande é maior consumidora de mandioca do Brasil, diz Senar – Integração MS

Churrasco com mandioca

Turismo gastronômico em Nova Andradina e Região 

Com uma cultura diversificada, a culinária de Nova Andradina e região turística Vale das Águas recebe várias influências. Desse modo, o preparo variado de peixes, o tradicional churrasco de carne bovina servido com mandioca, a vaca atolada, o puchero, são alguns dos pratos típicos saboreados na região.

puchero - Sabores Ajinomoto

Puchero é de origem espanhola, comido na Argentina também, mas muito apreciado no Mato Grosso do Sul.