No momento, você está visualizando Trump diz que tarifas salvam pecuaristas dos EUA e cita taxação ao Brasil
Trump defende tarifas sobre importação de gado, afirmando que pecuaristas "estão indo tão bem pela primeira vez em décadas" Foto: Reprodução

Trump diz que tarifas salvam pecuaristas dos EUA e cita taxação ao Brasil

Trump defende tarifas sobre importação de gado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender (22) as tarifas impostas sobre a importação de gado e produtos bovinos, mencionando o Brasil entre os países afetados.

Em publicações na Truth Social, ele afirmou que os pecuaristas americanos “estão indo tão bem, pela primeira vez em décadas”, graças às medidas de proteção comercial adotadas em seu governo.

“O único motivo pelo qual eles estão indo tão bem é porque eu impus tarifas sobre o gado que entra nos Estados Unidos, incluindo uma tarifa de 50% sobre o Brasil”, escreveu Trump. “Se não fosse por mim, eles estariam como estiveram nos últimos 20 anos – terrivelmente!”, acrescentou. Apesar de ter citado o País, a tarifa mencionada por Trump faz parte do pacote tarifário já anunciado anteriormente.

O presidente afirmou ainda que “as tarifas sobre outros países salvaram nossos pecuaristas”. Além disso, sugeriu que o setor deve buscar reduzir os preços internos. De acordo com ele, “o consumidor é um fator muito importante” em suas decisões.

Trump deve se encontrar com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, neste domingo, (26). A relação comercial bilateral deve ser um dos tópicos discutidos.

Trump “está interessado” em reunião com Lula, diz autoridade da Casa Branca

Uma fonte da Casa Branca informou à agência de notícias Reuters (22), que o líder dos Estados Unidos, Donald Trump, demonstrou interesse em se reunir com o presidente brasileiro.

Luiz Inácio Lula da Silva estará na Malásia. Nesse sentido, ambos participarão de uma cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático) durante o fim de semana.

O encontro vem sendo articulado há semanas por integrantes dos governos do Brasil e dos Estados Unidos. Desde então, a negociação ocorre principalmente após os dois chefes de Estado se encontrarem brevemente durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

O governo brasileiro disse que os líderes tiveram um telefonema amistoso, melhorando as perspectivas para as relações bilaterais.

Fonte: cnn