Você está visualizando atualmente Para jovens: Termo de Cooperação Técnica das Instituições parceiras é assinado
Assinatura do Termo de Cooperação Técnica das Instituições parceiras que farão parte do Centro de Referência da Juventude; para Marquinhos Trad a medida atenderá de forma mais ampla os jovens que precisam do poder público

Para jovens: Termo de Cooperação Técnica das Instituições parceiras é assinado

O Termo de Cooperação Técnica vai ampliar e melhorar o atendimento dos jovens em situação de vulnerabilidade

A Secretaria Municipal da Juventude, SEJUV, de Campo Grande realizou (19) a assinatura do Termo de Cooperação Técnica das Instituições parceiras que farão parte do Centro de Referência da Juventude (CRJ). O evento foi sediado no Teatro José Octávio Guizzo, localizado no Paço Municipal.

Após a assinatura do termo, as instituições parceiras passam, portanto, a realizar diversos atendimentos na sede da SEJUV. São elas:

  • Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP).
  • Junta de Serviço Militar.
  • Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (SIDAGRO).
  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
  • Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).
  • Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).
  • Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (FUNSAT).
  • Grupo de Amor a Vida (GAV).
  • Agência Municipal de Trânsito (AGETRAN).
  • Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (PLANURB).
  • Câmara Municipal de Campo Grande.

Termo de Cooperação Técnica

Segundo o prefeito Marquinhos Trad, a criação do Centro de Referência da Juventude atenderá, dessa maneira, diretamente os jovens que precisam de mais atenção do poder público.

“As políticas públicas devem, dessa forma, estar acessíveis à nossa população e o Centro de Referência da Juventude vem para servir de forma acolhedora todos os jovens que necessitam dos serviços oferecidos pela Sejuv, destaca Marquinhos.

Para a Secretária da Juventude Laura Miranda, o evento é a efetivação das instituições parceiras que compõem, sobretudo, o Centro Referência da Juventude.

“Pessoalmente é, portanto, um presente fazer parte desta gestão. Temos liberdade para trabalhar exclusivamente com os jovens de nossa capital. E através destas instituições que formam o CRJ poderemos projetar a juventude para serem futuros líderes para que possam contribuir para uma sociedade mais justa para todos. ” Destaca Laura.

Criação do CRJ

O Centro de Referência da Juventude iniciou, dessa forma, sua atividades em 12 de agosto de 2021, na nova sede da Secretaria Municipal da Juventude. Desse modo, localiza-se na Rua 25 de Dezembro, 924, 3º andar, no Condomínio Marrakech. O objetivo é, sobretudo, proporcionar novos atendimentos e serviços essenciais aos jovens.

Serviços do Centro de Referência da Juventude:

SEJUV: Cursos de capacitação presencial, Cursos de capacitação EAD, Assistente Social, Nutricionista;

SEJUSP: Emissão de 1ª e 2ª via de RG;

Junta Militar: Alistamento militar, Regularização do Alistamento Militar, Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado de Dispensa de Alternativo e Certificado de Isenção;

SAS: Cadastramento do Nis e Atualização do Nis.

SESAU: Disponibilizar um profissional na área de psicologia (atendimento psicológico);

FUNSAT: Atendimento e encaminhamento para o mercado de trabalho;

GAV: Apoio emocional valorização da vida via telefone e combate ao suicídio;

UEMS: Capacitação na área da educação e qualificação na área da educação;

AGETRAN: Atender ao público e usuários quanto às solicitações de concessão do benefício do passe de estudante, além disso, conceder, fiscalizar e controlar a isenção do passe de estudante;

PLANURB: Participação do Conselho Regional das Regiões Urbanas de Campo Grande, com objetivo de trazer ideias e demandas dos bairros e regiões bem como promover a socialização.

Câmara Municipal de Campo Grande: Permissão dos jovens em sessões na Câmara Municipal, bem como, capacitação dos jovens pelos vereadores mediante prévio agendamento, com temáticas referenciadas na política;

SIDAGRO: Atender ao público e capacitar possíveis empreendedores e organizar todas as etapas da criação e, sobretudo, desenvolvimento de um negócio antes de colocá-lo efetivamente em prática.