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A fabricante é a Xpeng Aero HT. - Foto: Divulgação.

FEIRA TEC: Carro com drone embutido faz sucesso na CES 2025

O valor sugerido é de U$ 300 mil ou R$ 1.826.700 em conversão direta sem impostos

Um carro voador com drone embutido foi apresentado na CES (Consumer Electronics Show) 2025, a maior feira de eletrônicos do mundo. A fabricante é a Xpeng Aero HT, uma empresa chinesa que projeta equipamentos aeroespaciais. Esse carro, porém, na verdade, é uma mini van com uma traseira descolável que se transforma em um eVTOL — um codinome para “decolagem e pouso vertical elétrico”. A previsão de produção em larga escala é para a partir de 2026, exclusivamente na China por enquanto.

O valor sugerido é de U$ 300 mil ou R$ 1.826.700 em conversão direta sem impostos. Mesmo com o alto custo de venda, a fila de espera está extensa — são 3.000  pessoas com interesse em adquirir o produto. Veja mais detalhes e um vídeo do carro voador com drones da CES 2025, evento que acontece entre os 7 e 10 de janeiro em Las Vegas, Estados Unidos.

Carro com drone embutido da Xpeng Aero HT: conheça o modelo

O carro voador modular da Xpeng Aero HT é classificado como um “porta-aviões terrestre”. Ou seja, o objetivo principal do veículo é que o usuário consiga guardar uma pequena aeronave no porta-malas, permitindo transportá-la para qualquer lugar, justamente para fazer explorações e filmagens aéreas da região.

A fabricante garante que essa separação e reconexão é a primeira do mundo, e pode ocorrer em 5 minutos. A “nave mãe”, como eles chamam, é basicamente o veículo que fica em terra. Ela apresenta seis rodas — duas a mais do que carros tradicionais —, espaço para quatro lugares e ainda cabe em garagens subterrâneas e estacionamentos de tamanho padrão. Além disso, não é necessário de uma carteira especial para condução.

Já a parte da aeronave é elétrica e recarregada quando está conectada ao carro terrestre. O drone tem uma câmera panorâmica de 270° fabricada em vídeo policarbonato, 200 vezes mais resistente que os vidros comuns. A nave apresenta modos manuais e automáticos, sendo necessário apenas cinco minutos para aprender a rota de um vôo de 3 horas.

Já há um protótipo desse mesmo equipamento em construção