Preenchimento do IEGM vai até 31 de julho
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) emitiu um alerta às 79 prefeituras do Estado para que fiquem atentas ao prazo de preenchimento e envio dos questionários do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal). O lançamento do sistema ocorreu no dia 1º de maio e estará disponível para envio das informações até 31 de julho.
O IEGM é uma ferramenta criada para avaliar a eficácia da gestão pública municipal, a partir da coleta de dados sobre políticas públicas e serviços oferecidos à população. Ou seja, o objetivo é subsidiar o trabalho do controle externo e assim, promover a melhoria contínua da administração pública local.
Ao todo, são sete questionários temáticos, que abrangem as áreas de Educação, assim como Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Governança em Tecnologia da Informação, e por fim, Defesa Civil e Proteção das Cidades.
Formulários de preenchimento do IEGM devem conter dados referentes ao exercício de 2024
Os formulários devem ser preenchidos pelos prefeitos e controladores internos, com dados referentes ao exercício de 2024, por meio da plataforma eletrônica disponibilizada pelo TCE-MS.
Segundo o Tribunal, o IEGM contribui para uma visão mais precisa do desempenho dos municípios. Além disso, permite a padronização das informações em âmbito nacional, o que confere maior confiabilidade e comparabilidade aos dados.
A Corte de Contas reforça a importância do cumprimento do prazo e do envio correto das informações. Destaca sobretudo, que o índice se tornou uma referência para avaliação de políticas públicas e ações administrativas nas prefeituras brasileiras.
O IEGM é um importante instrumento para avaliação do esforço municipal em prover políticas e serviços públicos efetivos e de qualidade para a população local. Trata-se de uma ferramenta nacional que garante a unificação dos dados em um único ambiente, dando maior credibilidade ao indicador.
O prazo final para o envio das informações é 31 de julho de 2025.
Fonte: TCE-MS