Você está visualizando atualmente Startup Sesi promove rodada de investimento para startups de MS
A Startup Sesi promoveu em Campo Grande, a primeira edição da Rodada de Investimento para Startups de MS para o crescimento de negócios.

Startup Sesi promove rodada de investimento para startups de MS

A Startup Sesi oferece um programa de educação corporativa que irá apoiar empreendedores

A Startup Sesi promoveu em Campo Grande, a primeira edição da Rodada de Investimento para Startups de MS (Mato Grosso do Sul), evento que aproxima empreendedores e investidores para acelerar o crescimento de negócios do Estado.

Participaram da rodada executivos de quatro startups apoiadas pelo Accelerate Programa de Aceleração de Startups, executado pela Startup Sesi. São elas: CO2life, Digna Engenharia Social, Arandu Biotecnologia e OrthoMed. Além disso, três especialistas foram convidados para dar palestra sobre os desafios de se investir em startups no país.

O gerente da Startup Sesi, Odilon Moura, destacou a presença de convidados externos para enriquecer o encontro. “Essa reunião surge da vontade e da necessidade que as startups sul-mato-grossenses nos apresentaram. Estamos muito felizes de promover esse encontro, estimulando os negócios e evoluindo o nível do nosso ecossistema de inovação. Mais do que um dia de oportunidades de investimento, teremos aqui um momento intenso para compartilhar conhecimento”, disse.

Miguel Araújo, economista e especialista em investimentos certificado pela Anbima, fez um panorama sobre venture capital, que é uma modalidade de investimentos que envolve capital de risco.

Investimento startups MS

“O venture capital está geralmente atrelado a investimento em empresas em estágio inicial, em disrupção em algum mercado, que desenvolvem tecnologias, enfim, que naturalmente têm muito mais risco do que investir em empresas consolidadas. Por outro lado, os ganhos podem permitir ao investidor retornos exponenciais. Aqui vale a máxima de que o retorno é proporcional ao risco, podendo chegar a 20 vezes o valor inicialmente investido”, explicou.

Assim, Tiago Fabris, com mais de cinco anos atuando no mercado de venture capital e investidor anjo, falou sobre o processo rigoroso que envolve a escolha de uma startup até a assinatura do cheque para a liberação dos recursos investidos.

“Em mais de 300 análises por mês, apenas cinco recebem investimentos. Primeiro, é preciso analisar se o negócio atende à tese do investidor. Depois acontece um bate-papo com os fundadores, análise financeira, análise de um comitê e processo de diligência. Se passar por tudo isso, o contrato é assinado e o investimento é programado”, conta.

Pedro Garcia, advogado e professor de Direito, falou sobre a importância do compliance para as startups. Também discorreu sobre a necessidade de adaptar as regras de conformidade à maturidade do negócio nascente.

“No início do projeto, é importante falarmos de eficiência não apenas de gestão, mas em termos de desenvolvimento da empresa. Dessa maneira, o compliance tem vertente de adaptação a normas externas. Para ele, o principal é a implementação de normas internas, pautadas sobretudo, em suas próprias óticas de integridade”, afirmou.

Saiba mais sobre o Accelerate

As quatro startups participantes da 1ª Rodada de Investimentos da Startup Sesi fazem parte do Accelerate– Programa de Aceleração de Startups. Dessa forma, se você tem uma ideia inovadora ou já possui uma startup ativa, participe do programa para acelerar seus negócios.

A ideia do programa é implementar, principalmente, práticas e estratégias junto às startups para gerar desenvolvimento efetivo, ágil e profissional, permitindo que estas alcancem relevância e escalabilidade no mercado.

A Startup Sesi oferece um programa de educação corporativa que irá apoiar empreendedores e startups em qualquer nível de maturidade.

Serviço

Interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (67) 99264-6064

Fonte: Ascom Fiems – Sesi