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A Brota colocou oito novos itens no mercado de decoração, como folhagens, além de cogumelo e folhas para salada

TECNOLOGIA AGRO: Startup para hortas capta mais R$ 1 milhão em investimentos

 Com uma rodada realizada em 2022, os investimentos até agora somam R$ 3,27 milhões

A startup Brota, fundada em 2020 por três jovens amigos (Bruno Arouca, Juan Correa e Rodrigo Farina), e que vende mudas para hortas que se adaptam em ambientes urbanos informou na segunda-feira (9) a captação de uma rodada de investimentos Série A, no valor de R$ 1 milhão. Com uma rodada realizada em 2022, os investimentos até agora somam R$ 3,27 milhões. Assim, participaram da recente rodada a EqSeed e executivos de empresas como Ambev, Fazenda Futuro, Sallve e Nubank.

“No último ano, a Brota dobrou seu faturamento, ganhou mais de 40 pontos de margem, lançou oito produtos e atingiu a marca de 50 mil clientes. Essas boas notícias se somam com essa nova captação que terá como objetivo dobrar novamente o faturamento da empresa”, diz Rodrigo Farina, CEO da Brota Company. Portanto, nas hortas da Brota Company podem cultivar flores, temperos e cogumelos.

Assim, o CEO destaca o momento de recuperação do mercado de startups. “O mercado de venture capital passou por um enxugamento dos investimentos no último ano”, afirma  “Farina. “As startups foram forçadas a buscar a saúde financeira e tivemos muitos players encerrando suas operações.” Segundo o executivo,  a startup já vale mais de R$10 bilhões no Brasil.

Startup: Hortas como investimentos

Com tecnologia agronômica própria, a Brota colocou oito novos itens no mercado de decoração, como folhagens, além de cogumelo e folhas para salada. Além disso, o tempo de desenvolvimento dos produtos leva, em média, 50 dias.

Outra decisão que amplia o potencial de alcance da startup é a entrada de vez, em 2023 no varejo. Com parcerias fechadas com grandes redes do Brasil, como Leroy Merlin, Cobasi, Zona Sul e Supermercados Varanda. Farina comenta: “Mais de 80% do que se vende no mercado garden brasileiro é no ponto físico. Assim, temos a maior comunidade digital da América Latina, mas isso não será o suficiente para atingir o potencial que buscamos. Aliás, com essa nova rodada de investimentos, conseguiremos nos estabelecer em pontos físicos em todo Brasil, consolidando ainda mais a marca.”

Além disso, alguns dos principais executivos do mercado de tecnologia e alimentação do país também apoiam a estratégia como mentores e investidores anjo. São eles Daniel Wanderley, que já foi vice-presidente da Fazenda do Futuro; Gabriela Onofre, ex-CMO da Unico ID Tech e ex-diretora da Unilever e J&J; Carlos Souza, diretor da PagSeguro; Vinicius Brito, chief of staff da Sallve;  Julio Gejer, ex-diretor Global da Gympass; Arthur Castro, ex-CPO da Loft e Leonardo Dabague, ex-diretor de Novos Negócios da Olist.

Fonte: forbes