Uma agência de inteligência dos Estados Unidos informou (2) que seu mais recente satélite espião da SpaceX foi lançado com sucesso em órbita por um foguete espião reutilizável Falcon 9
A SpaceX lançou (17) um foguete espião para o National Reconnaissance Office (NRO, Escritório Nacional de Reconhecimento), órgão do governo dos Estados Unidos, na missão NROL-85.
O foguete Falcon 9 decolou às 9h13 EDT (10h13, no horário de Brasília). Em seguida, minutos após a separação, o primeiro estágio do veículo retornou à Zona de Pouso 4 na Base da Força Espacial Vandenberg, na Califórnia.
Dessa forma, o NRO opera a frota de satélites espiões dos Estados Unidos. Mas, os detalhes sobre o satélite ou o que exatamente vai fazer quando atingir a órbita não foi dito. Mas acrescenta que ele “fornecerá uma gama mais ampla de informações de inteligência em tempo hábil”
Assista o vídeo do lançamento:
A divisão do Departamento de Defesa americano, opera uma enorme rede de satélites de vigilância e tem sede perto de Washington, na Virgínia.
Este é o segundo lançamento realizado pela empresa de Elon Musk para o NRO. Em fevereiro, a SpaceX lançou a missão NROL-87, usando um foguete Falcon 9 “novo em folha” (número de série B1071), também a partir de Vandenberg.