No momento, você está visualizando Semades apresenta soluções práticas para melhorar a produção no campo
Semades apresenta plano para comunidades rurais de CG. Planejamento engloba cadeia produtiva e escoamento da produção das propriedades Foto: PM CG

Semades apresenta soluções práticas para melhorar a produção no campo

Semades apresenta plano de ação para comunidades rurais de CG

Com a participação de representantes das 25 comunidades e associações rurais de CG, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) apresentou o plano de ação para os próximos anos, voltado à organização da cadeia produtiva e ao escoamento da produção dessas propriedades. O objetivo é tornar as associações mais organizadas, eficientes e rentáveis, valorizando o trabalho no campo e fortalecendo a agricultura familiar.

A equipe responsável alinhará as ações ao ofertar orientação, assistência técnica, qualificações, organização documental, apresentação de programas, parcerias e tecnologias que tornarão as propriedades mais produtivas e competitivas.

O superintendente de Desenvolvimento Econômico da Semades, Luciano Barbosa Rodrigues, destacou as ações já desenvolvidas. “Essa gestão tem um olhar especial voltado à agricultura familiar. Estamos visitando os assentamentos para conhecer as necessidades de cada região, já levamos a Ação Agro Social a alguns desses locais e iremos fazer muito mais, pois sabemos da relevância dessas comunidades para o desenvolvimento econômico local. Por isso, estamos unindo esforços com outras instituições para oportunizar parcerias na qualificação, capacitação e treinamentos aos produtores.”

O que será oferecido aos produtores

Nivaldo Passos de Azevedo Júnior, coordenador do Departamento de Assistência Técnica do Senar/MS, apresentou os serviços. Assim, mostrou o que poderá ser oferecido aos produtores. “Essa parceria com a Prefeitura e com o Sindicato Rural de Campo Grande é importante. Além disso, potencializa as ações já implementadas. Por outro lado, amplia o que as instituições ainda poderão oferecer ao produtor”, afirmou. “Tudo de forma sincronizada. As assistências técnicas, juntamente com as políticas públicas, abrem oportunidades para uma produção direcionada e com possibilidade de venda a preços melhores. Então, de fato, essa organização e essa energia geram melhores oportunidades para o produtor. E tudo a custo zero.”

Para a representante da Comunidade Quilombola Chácara Buriti, Lucinéia de Jesus Domingos Gabilão, essa será uma oportunidade especial para concretizar algo que antes não era possível. “Vimos aqui uma luz no fim do túnel com essas propostas apresentadas, que vêm de encontro à realidade do produtor. Ter o acompanhamento e a assistência técnica desde o início da produção vai possibilitar uma melhor colheita, além de já sabermos para onde vamos comercializar, o que é de fundamental importância. Essa ponte é exatamente o que não tínhamos antes. Somos produtores, sabemos produzir, mas, se sairmos para vender e comercializar, quem ficará na produção? Então, esse apoio e essa parceria, tanto do Município quanto do Senar, serão fundamentais lá na ponta, onde o produtor realmente precisa.”

Importância da capacitação contínua

Quem também participou da reunião foi o presidente da Associação de Produtores do Distrito de Aguão, Pedro Martins Neves. Assim, ressaltou a importância da constante capacitação dos agricultores. “Tudo o que abordamos aqui vou levar para a minha comunidade. Além disso, são novos aprendizados que devemos aplicar para alcançar maior potencial na nossa produção. Da mesma forma, precisamos melhorar e organizar nossa cadeia produtiva. Por outro lado, é fundamental entender como devemos nos preparar e igualmente, saber como realizar as vendas. Isso sim é uma assistência técnica muito importante. Por fim, quero dizer que com essa junção de esforços, estou muito animado.”

A administração realizará a próxima edição da Ação Agro Social no dia 5 de julho. Assim, o evento acontecerá na Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo, na região das Três Barras. Além disso, a iniciativa faz parte do compromisso da administração em levar cidadania. Portanto, também promove serviços essenciais às áreas rurais. Por fim, atende regiões mais afastadas do perímetro urbano.

Fonte: PM CG