Melhora na segunda safra do milho em Mato Grosso do Sul é um dos motivos da alta
Com a quebra de produtividade dos agricultores que optaram pela cultura da safra do milho na primeira safra MS deve ser um dos motores do recorde .
Dados da consultoria StoneX, utilizados no relatório Mensal do Agro do Itaú BBA, apontam que a segunda safra pode chegar a uma produção total de 93 milhões de toneladas, “devido à melhora na produtividade no Mato Grosso do Sul e no rendimento médio do Mato Grosso.
Como consequência, isso acarreta em um aumento do total da safra 2021/22 em 1,9% para 121,6 milhões de toneladas”, aponta o documento.
Se utilizarmos os órgãos oficiais como parâmetro, a alta na produção é ainda assim maior.
Para a safra 2021/22, Conab prevê uma produção total de 114,7 milhões de toneladas de milho, um aumento esperado de 31,7%, comparada à safra anterior
Com a estimativa da consultoria, o valor final da safra 2021/2022 poderá ficar 41,7% maior que o ciclo 2020/2021.
Duas vezes durante safra do milho
A quebra da safra 2020/2021 por conta da forte seca e das geadas, derrubou a produtividade a menos de 50 sacas por hectare no último ciclo.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística , MS tem expectativa assim de colher 11,9 milhões de toneladas ao final desta segunda safra.
O Estado colheu 6,5 milhões de toneladas, segundo dados do Boletim Casa Rural da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).
Com a perspectiva de manter os números e o ânimo no chão, a Associação de Produtores de Milho e Soja de MS segue os dados mais acanhados.
No entanto, a empolgação que toma conta da maioria dos produtores não deixa de transparecer no discurso do presidente André Dobashi.
No início da plantação da safrinha 2021/2022, o dirigente comentou com admiração sobre a saúde das plantas no Estado.
“O milho plantado nesta safra assim aprofundou profundas as raízes em fevereiro e apresentou uma situação muito boa.
Temos Milho de qualidade muito boa, plantado no final de janeiro e pegou início de estresse hídrico e com as chuvas de março ele vai deve ficar muito bonito”.
Engim a safra 2021/2022 da Casa Rural a área plantada assim é de 1,992 milhão de hectares, retração de 12,6% .
A produtividade estimada é de 78,13 sc/ha, assim gerando uma expectativa de produção de 9,34 milhões de toneladas.
A base nas informações levantadas, inicialmente a data de 12 de agosto, a área colhida de milho 2ª safra acompanhada pelo Projeto SIGA-MS alcançou 48,9%.
Fonte: suinocultura