Você está visualizando atualmente Russos fazem primeira caminhada espacial da estação internacional
Caminhada espacial começou sexta-feira às 10h41 e terminou às 18h35 (horário russo)

Russos fazem primeira caminhada espacial da estação internacional

Poderá ser até 11 caminhadas espaciais dadas pelos cosmonautas enquanto trabalham no Nauka, um módulo de laboratório multiuso

Os cosmonautas russos Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov conduziram uma caminhada no espaço (3) para preparar o novo módulo Nauka para operações na Estação Espacial Internacional. A caminhada no espaço começou sexta-feira às 10h41 e terminou às 18h35 (horário russo). Duração de sete horas e 54 minutos.

É a primeiro, portanto, do que poderá ser até 11 caminhadas espaciais dadas pelos cosmonautas enquanto trabalham no Nauka, um módulo de laboratório multiuso que inclui espaço adicional para pesquisa e dormitórios. A próxima caminhada no espaço, que deve durar cerca de cinco horas, está programada para 9 de setembro.

Caminhada espacial

Em julho, o módulo Nauka recém-acoplado da Rússia disparou acidentalmente seus propulsores. Deixou, dessa forma, a estação espacial fora de controle. Na época, três astronautas da Nasa, dois cosmonautas russos, um astronauta japonês e um astronauta da Agência Espacial Europeia estavam a bordo.

Dmitry Rogozin, diretor-geral da Roscosmos, a agência espacial russa, disse à CNN: “Nós tivemos um problema”, que ele atribuiu a um erro humano. O Nauka foi lançado do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, em 21 de julho, e atracou em 29 de julho.

Durante a caminhada no espaço de sexta-feira, Novitskiy e Dubrov conectaram cabos de energia, ethernet e dados entre Nauka e o módulo de serviço russo Zvezda. Os dois cosmonautas instalarão corrimãos e concluirão quaisquer tarefas restantes para o trabalho de roteamento de cabos durante a caminhada espacial de 9 de setembro.

NASA Mark Vande Hei

As saídas serão as segunda e terceira caminhadas espaciais para Dubrov e Novitskiy, bem como as 242ª e 243ª caminhadas espaciais em apoio à montagem, manutenção e atualização da estação espacial.

Enquanto isso, uma caminhada no espaço então programada para 24 de agosto, que incluiria o astronauta da NASA Mark Vande Hei e o astronauta da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, Akihiko Hoshide, acontecerá agora em 12 de setembro – com algumas mudanças.

A caminhada no espaço de agosto foi adiada um dia antes de ocorrer devido ao que a Nasa descreveu como um “pequeno problema médico” vivido por Vande Hei.