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As empresas precisam encontrar maneiras de reduzir os impactos no caixa em meio ao aumento de preços da commodity

REDUFLAÇÃO: Produto fica menor e preço maior

Segundo especialistas, há dois grandes motivos para as empresas praticarem a reduflação

Você certamente já foi ao supermercado e reparou que a embalagem de algum produto aparentava estar menor do que o usual, enquanto o preço continuava o mesmo, ou até maior.

Este fenômeno é real, e se tornou tão comum que ganhou um nome: “reduflação”, neologismo que une “redução” com “inflação”.

A reduflação é a manutenção ou até o aumento dos preços nas prateleiras. Ao mesmo tempo em que ocorre uma redução no tamanho dos produtos por parte dos fabricantes.

Segundo um levantamento feito pela consultoria Horus, entre janeiro e agosto de 2023, o sabão em pó foi o produto vendido em supermercado que mais sofreu reduflação em comparação com o mesmo período de 2022.

Produto menor, preço maior

No período, a embalagem do item reduzida em quase 10% (de aproximadamente 1,1kg para 1kg). Enquanto o preço subiu de R$ 15,31 para R$ 19,18 (20%).

Na sequência, aparece o chocolate. No mesmo intervalo de referência, o produto caiu de 167,6 gramas para 143,7 gramas. O preço, por outro lado, foi de R$ 15,85 para R$ 16,78 (10%).

Aliás para a Horus, a reduflação, além de não representar economia para o consumidor, pode levar ao aumento do número de idas ao supermercado em função na necessidade de reposição daquele produto que acabou antes do fim do mês.

“Essa tendência é um dos fatores que pode explicar o crescimento de 4,3 pontos percentuais em importância das compras de emergência. Comparando janeiro a agosto de 2023, com o mesmo período de 2022”, diz a consultoria.

Segundo especialistas, há dois grandes motivos para as empresas praticarem a reduflação: eventuais aumentos nos preços doscombustíveis que, por sua vez, impactam nos custos de transporte dos produtos  e questões sazonais.

As empresas precisam encontrar maneiras de reduzir os impactos no caixa em meio ao aumento de preços da commodity. E, segundo os especialistas, a reduflação é mais uma vez a saída escolhida já que, na prática, os produtos tendem a continuar com o mesmo preço de venda. Enquanto as companhias produzem itens menores.

Fonte: cnn