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"Quem defende o carro elétrico para outros países preferem usar o carvão e a energia nuclear para aquecer seus negócios"

OPINIÃO: Quais os interesses por trás do carro elétrico?

Os mesmos que defendem o carro elétrico para outros países preferem usar o carvão e a energia nuclear para aquecer seus negócios; e abastecem seus veículos elétricos com a energia do carvão

Os grupos de interesse do carro elétrico têm levado aos legisladores de estados do Nordeste a equívocos ilusórios e contra a agroindústria do etanol, a pretexto de modernidade de “faz de conta”. A Empresa de Pesquisas Energéticas tem apontado, por exemplo, que não haveria forma de garantir o crescimento das fontes solar e eólica na região se não houvessem as termoelétricas da energia da cana. Ou seja,  através do bagaço e as usinas térmicas a óleo e ou a gás dos estados nordestinos instaladas para suprir a demanda de energia firme.

No entanto, somente na Paraíba e Alagoas, o setor sucroenergético, junto com os Governos desses Estados e as Assembleias Legislativas, evitaram até agora projetos do tipo “copiar e colar” para zerar o IPVA para carros elétricos. O mapa dos estados incentivadores de empregos em outras regiões inclui os estados de Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Dessa forma, essa medida é contrária aos próprios estados e aos produtores de etanol que geram mais de 300.000 empregos no Nordeste.

Polui menos que a combustão

Essa armadilha tributária aos estados nordestinos segue fazendo escola com o material publicitário publicado hoje no Jornal O Estado de São Paulo sob o título “Porque o carro elétrico polui menos que a combustão“. Essa publicação deixou de informar que o etanol tem intensidade energética muito superior às baterias dos carros elétricos.

Deixou ainda de mencionar as jazidas de metais raros adquiridas por empresas internacionais em países como o Congo e outros, onde o trabalho infantil justifica os ganhos. A matéria escamoteou o relatório Eficiência Energética Sustentável, da Associação de Engenharia Automotiva.

O relatório foi publicado em consulta pública recente do Ministério das Minas e Energia, que indica o etanol como o caminho adequado para a redução das emissões através do abastecimento e a conversão por célula combustível para garantir o suprimento de energia nos modelos que vêm sendo testados e aprovados em que o etanol fornece a energia do hidrogênio para a autonomia que não seria possível com o carro elétrico 1.0.

Davos – carro elétrico

Vemos como acontecem as coisas em países defensores do carro elétrico no texto de Tyler Durden publicado no site conceituado zerohedge.com e no 21stCenturyWire.com. Vamos conhecer a contribuição do nordeste da Alemanha que aquece o rigoroso inverno daquele país.

Quase uma semana depois que luminares de Davos se reuniram com líderes mundiais e oligarcas do Vale do Silício para traçar sua última fase da Grande Restauração, a origem subjacente de toda a tese de “emergência climática” ainda está lutando para corresponder à realidade.

A muito celebrada agenda “Carbono Zero”, que líderes políticos como Justin Trudeau, Boris Johnson e Joe Biden estão defendendo atualmente está se revelando muito mais difícil de alcançar na realidade do que em seus elaborados slides PowerPoint da Agenda 2030 na ONU. Contem projeções modeladas por computador e chamadas de zoom.

Carro elétrico: Fontes mencionadas para abastecimento alternativo da frota

A realidade trouxe uma heroica vítima. Aplaudida nacionalmente por seis minutos, comoveu o mundo com a sua saída do cenário político. Ninguém está sendo atingido por essa realidade preocupante mais do que a principal pioneira ecológica da Europa, a ex-chanceler alemã Angela Merkel. Aquele país está atualmente sofrendo o congelamento recorde da Europa neste inverno.

A Alemanha é considerada o centro mundial da energia eólica e solar. Fontes mencionadas para abastecimento alternativo da frota de carros elétricos. Mas, no momento, a energia verde não pode ser comprada a qualquer preço na Alemanha.

Seus milhões de painéis solares estão cobertos de neve e gelo. E o tempo gelado e sem fôlego está encorajando suas 30.000 turbinas eólicas a continuarem imóveis. Esses equipamentos requerem o fornecimento constante de eletricidade da rede que essas coisas consomem, aquecendo seu funcionamento interno para que não congelem totalmente

Desse modo, na Alemanha, há uma transição para um futuro totalmente movido a vento e sol, também conhecida como Energiewende. Os alemães usam hoje somente energia suja do carvão para abastecer os seus velozes veículos elétricos. A energia elétrica representa 0 a 2% no inverno alemão.

Então, o que acontecerá no futuro naquele país?

Assim, o repórter afirma que o plano é que a Alemanha passará a depender mais do gás natural (da Rússia), da energia a carvão da Polônia e da energia nuclear da França. Portanto, lá há um reconhecimento da estupidez e da obstinação de energia verde em declarações públicas na Alemanha.

O nordeste brasileiro, no entanto, precisa valorizar a sua cana de açúcar que gera bioeletricidade e empregos. O nordeste do Brasil tem a seu favor a cana que transforma energia solar em energia combustível do etanol.

*Por Edmundo Coelho Barbosa, presidente-executivo do Sindalcool-PB

 

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