Projeto em unidades prisionais de MS oferece oportunidades de aprendizado e qualificação
Na semana passada, unidades prisionais de MS receberam a visita do juiz federal Rafael Wolff, que é representante da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil). O objetivo da visita foi acompanhar a implementação do projeto “Ajufe por um Mundo Melhor”. A iniciativa tem o intuito de transformar vidas por meio da educação e da capacitação profissional.
A ação foi desenvolvida em parceria com o Instituto Mundo Melhor (IMM), o qual financia o projeto. Serão cursos gratuitos em diversas áreas, como educação, saúde, informática, línguas, administração, empreendedorismo e governança doméstica.
De acordo com o juiz Rafael Wolff, o objetivo principal é “promover a ressocialização das pessoas privadas de liberdade, oferecendo oportunidades reais de aprendizado e qualificação”. Assim, o projeto contribui para a reinserção dessas pessoas no mercado de trabalho e, consequentemente, na sociedade.
Expectativa de expansão
Mato Grosso do Sul tornou-se o 15º estado a aderir ao programa. Dessa forma, a expectativa é expandir ainda mais o alcance do projeto. Com isso, será possível proporcionar uma chance real de transformação para mais de 20 mil custodiados do sistema prisional, além de servidores, colaboradores e familiares de internos.
O projeto oferece uma vasta gama de cursos. Entre eles, estão áreas tradicionais, como hotelaria, administração e informática. Além disso, há formações específicas em cuidados com idosos, culinária, gestão, saúde da mulher e governança doméstica. Também existem módulos voltados para o desenvolvimento pessoal, os quais abordam temas como inteligência emocional, liderança, ética, empregabilidade, empreendedorismo e sustentabilidade.
De acordo com a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, para a implantação do projeto e para o início dos cursos, está em elaboração o Termo de Colaboração Mútua. Além disso, a intenção é possibilitar as capacitações nas unidades que possuem laboratório de informática. Conforme a dirigente, haverá, primeiramente, uma capacitação destinada aos policiais penais responsáveis pelos setores de educação de cada presídio. Essa capacitação ocorrerá dentro das diretrizes do “Por um Mundo Melhor”.
Destaque para a estrutura local
Durante a visita, o magistrado elogiou a estrutura das unidades prisionais sul-mato-grossenses. Salas de informática montadas e cabeamento pronto foram o motivo do elogio, visto que facilitarão a implementação imediata dos cursos.
O “Ajufe por um Mundo Melhor” reforça a importância da educação como ferramenta de transformação social, mostrando que, mesmo dentro do sistema prisional, é possível semear oportunidades e construir caminhos de esperança.
Fonte: Secom/Gov.ms