Você está visualizando atualmente Programa de Castração de Cães e Gatos inicia em Dourados
O Programa de Castração de Cães e Gatos da Prefeitura de Dourados começou, efetivamente, a atender as pessoas que se inscreveram.

Programa de Castração de Cães e Gatos inicia em Dourados

Lista de convocação das próximas duas semanas já publicada no Diário Oficial

O Programa de Castração de Cães e Gatos da Prefeitura de Dourados começou, efetivamente, a atender as pessoas que se inscreveram.

Por isso, a partir do dia (11), as duas clínicas contratadas através de licitação começam a fazer o procedimento nos animais selecionados.

Dessa forma, nesta primeira fase, 886 vagas terão distribuição de acordo com critérios pré-estabelecidos. Entre elas, a condição sócio-econômica do tutor. Além disso, cerca de 30% dessas vagas irão para entidades e associações de proteção aos animais.

Os nomes dos tutores e animais selecionados e divulgados no Diário Oficial do Município publicado no último dia 31 de agosto, já com agendamento nas clínicas veterinárias Anjo Animal e AuQmia para as próximas duas semanas.

Então, o trabalho está sendo acompanhado pela equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que confere a documentação exigida no momento do cadastro e orienta os tutores.

Programa Castração em Dourados

A conduta médico-veterinária é de responsabilidade da equipe das clínicas, que faz a avaliação do animal, antes do procedimento.

Segundo Priscila da Silva, coordenadora do CCZ, os procedimentos seguem até meados de outubro.

“Estamos no início do programa de castração, neste primeiro momento direcionado para cães e gatos machos. Mas, o procedimento é realizado pelas clínicas e em aproximadamente uma hora o animalzinho é liberado e pode voltar para casa”, afirma.

Sendo assim, a coordenadora explica que, caso o tutor não possa levar seu animal na data agendada, existe a possibilidade de reagendamento.

“O tutor pode fazer um requerimento no CCZ em até três dias úteis da data agendada e a equipe irá analisar o caso para deferir o pedido e agendar uma nova data ou mesmo indeferir o pedido”, completa.

Ao evitar uma série de doenças, a castração contribui para que o cachorro viva melhor e por mais tempo. O que muitas vezes gera confusão é que, por terem menos testosterona, cachorros machos castrados se tornam menos agressivos e menos territorialistas, o que não quer dizer que estejam mais tristes.

 

Fonte: pm dourados