Hidratação do corpo é fundamental para aliviar os sintomas da ressaca das festas de fim de ano
As festas de fim de ano são um momento em que a maioria das pessoas se permite beber um pouco mais. O problema vem no dia seguinte, quando logo ao despertar nos deparamos com sintomas como boca seca, dor de cabeça, enjoo e sensibilidade à luz.
Estamos falando da intoxicação alcoólica, mais conhecida como ressaca. A boa notícia é que dá para afastar o mal estar recorrendo a alimentos saudáveis, recuperando o corpo rapidamente.
Como curar ressaca: dicas para quem bebeu demais
Depois de exagerar na bebida, é primordial reforçar a hidratação do corpo. Enquanto estamos bebendo, perdemos muito líquido graças ao efeito diurético do álcool. A causa da maior parte do mal estar da ressaca é a desidratação do organismo. O ideal é ir intercalando copos de água aos drinks para aliviar os sintomas da ressaca, mas no calor das comemorações nem sempre prestamos atenção nesse detalhe.
No dia seguinte, reforce a hidratação não somente com água, mas também com isotônicos para repor também os sais minerais eliminados nas micções. A água de coco bem geladinha além de deliciosa quando consumida pura, também pode ser a base de sucos que vão ajudar seu organismo a se desintoxicar mais rapidamente.
Um dos benefícios da água de coco vem do magnésio e do potássio presentes em sua composição: os minerais ajudam na liberação do hormônio de bem-estar, a serotonina.
Kit ressaca natural: aposte em alimentos como aliados nas festas de fim de ano
Existe uma lembrancinha muito comum em casamentos e que às vezes aparece também nas celebrações de fim de ano e de Carnaval. Conhecido como “kit ressaca”, muitas vezes esse mimo vem com alguns medicamentos que parecem inofensivos mas podem causar ainda mais desconforto ao organismo quando interagem com o álcool. A saída mais saudável é apostar nas propriedades dos alimentos para se livrar mais rápido dos efeitos da noite anterior.
A cafeína, por exemplo, é uma substância que ajuda a diminuir a dor de cabeça e a sonolência pós festa. Depois de se hidratar com água, tome uma dose de Café em cápsulas orgânico e você vai sentir um pouco mais de disposição. Também vale incluir a Barra de amendoim com café e canela no café da manhã. Só não exagere! O café não é capaz de acelerar a metabolização do álcool, apenas de atenuar o cansaço. Cafeína em excesso – assim como álcool – pode causar ansiedade e desidratação.
Quando a ressaca vem acompanhada de náuseas, o Chá herbal de hortelã é a melhor pedida! A hortelã é capaz de aliviar os incômodos gástricos, diminuindo enjoos. Basta ferver 200ml de água e um saquinho de chá, deixando em infusão por alguns minutos. Deixe a bebida ainda mais completa adicionando um pedacinho de Gengibre orgânico Taeq, que vai ajudar na desintoxicação. A sensação de conforto em cada gole vai te revigorar!
Como evitar ressaca: alimentação equilibrada faz toda a diferença
Não beber de barriga vazia é uma regra fundamental para não sofrer com efeitos indesejados do álcool. Mas é importante cuidar do que vai ser ingerido – tanto antes quanto depois do evento – nas refeições. Opte por alimentos que sejam ao mesmo tempo leves e nutritivos, fornecendo energia ao organismo.
Pode ser difícil sentir fome quando está de ressaca, já que o excesso de álcool pode deixar o estômago irritado. Uma boa dica é preparar uma salada com Abóbora japonesa orgânica e Quiabo orgânico cozidos. Ambos os vegetais são benéficos para o sistema digestivo e juntos garantem energia e estabilizam o nível de açúcar no sangue.
O brócolis também é um dos alimentos bons para ressaca. Graças à cisteína, uma substância que ajuda a eliminar o acetaldeído – toxina gerada pelo álcool – tornando a ressaca mais curta. Um sufê ou creme de brócolis, por exemplo, são bons “medicamentos”. Nas festas de fim de ano não exagere! Seu corpo agradece.