You are currently viewing Prefeitura de Naviraí realiza mais um Mutirão de Cirurgias de Cataratas
Desde o retorno das cirurgias eletivas foram realizados 172 cirurgias no mutirão de cataratas em Naviraí

Prefeitura de Naviraí realiza mais um Mutirão de Cirurgias de Cataratas

A meta da Administração Municipal é zerar a fila de pacientes que necessitam passar por cirurgias desta natureza; 7 de junho prossegue o atendimento

A Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí realizou no final de semana mais um Mutirão de Cataratas, ação que aconteceu no Hospital Municipal, com o objetivo de acabar com a demanda reprimida de pacientes que necessitam desse procedimento cirúrgico.

Sendo assim, antes de chegar ao momento da cirurgia, os pacientes tiveram atendimento no Centro de Especialidades Médicas. Onde consultados e encaminhados pela Central de Regulação local, ao Hospital Municipal para fazer a cirurgia de cataratas, feita com data pré-agendada.

Aliás estes procedimentos em forma de mutirões, estão sendo realizados pela Gerência Municipal de Saúde desde o mês de novembro de 2021. Quando houve o retorno das cirurgias eletivas que ficaram represadas em decorrência da pandemia. Desta vez foram 20 pacientes atendidos pelo médico especialista.

Além disso, desde o retorno das cirurgias eletivas foram feitos 250 procedimentos cirúrgicos oftalmológicos no Hospital Municipal de Naviraí. Sendo 172 cirurgias de cataratas, 38 Pterígio, 01 Calázio, 07 retiradas de tumor de pálpebras e 32 aplicações.

Para o dia 07 de junho ficaram agendadas mais 08 aplicações. De fato a meta da Administração de Naviraí com a realização do Mutirão de Cataratas, através da Gerência de Saúde, é zerar a fila de pacientes que necessitam passar por cirurgias desta natureza.

As pessoas com esse problema ficam com a visão nublada, como se enxergassem por uma janela embaçada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, há 45 milhões de cegos no mundo. Dos quais 40% são em decorrência da catarata, sendo portanto, a maior causa de cegueira tratável.

Mutirão de Cataratas

Os focos cirúrgicos proporcionam melhor atendimento a população naviraiense e toda Microrregião de Saúde, especialmente pelo retorno das cirurgias eletivas no mês de novembro de 2021 e das cirurgias pelo Opera MS em dezembro do mesmo ano.

Fonte: PM de Naviraí