Você está visualizando atualmente Prefeito Alan sanciona Lei da Política Municipal de Cooperativismo
O Prefeito Alan Guedes sancionou a lei nº 5005, que institui a Política Municipal de Cooperativismo, proposta pelo vereador Laudir Munaretto.

Prefeito Alan sanciona Lei da Política Municipal de Cooperativismo

Proposta é do vereador Laudir Munaretto e foi construída em parceria com a OCB/MS

O Prefeito Alan Guedes sancionou (5), a lei nº 5005, que institui a Política Municipal de Cooperativismo, proposta pelo vereador Laudir Munaretto e construída em parceria com a OCB/MS (Organização das Cooperativas do Brasil) de Mato Grosso do Sul.

“Hoje demos um passo muito importante para fomentar a atividade cooperativista em Dourado. Então, com a criação do ambiente regulatório favorável ao cooperativismo, passamos a ter diretrizes específicas para as cooperativas, que reconhecem a sua importância econômica e social, criando incentivos para a sua criação e desenvolvimento”, pontuou o prefeito.

Por isso, a política municipal do cooperativismo é uma importante ferramenta para o desenvolvimento local, que vai incentivar a criação e o fortalecimento de cooperativas em diversas áreas, como agricultura, indústria, comércio, serviços e crédito, gerando empregos e oportunidades.

Dessa forma, o vereador Laudir Munaretto agradeceu a importância da colaboração na elaboração da Lei. “Estamos conversando desde 2021 para a formulação deste projeto e hoje agradeço a colaboração e o apoio das cooperativas”, ressaltou.

Foram convidados e estiveram presentes os representantes da Uniodonto Dourados, Cergrand, Sicoob Centro Sul, Coopersul, Unimed Dourados, Sicredi Centro Sul MS, Sicoob Uni Sul MS, Douracoop, Sicoob Horizonte, Primato, Coplacana, CooperAlfa, Coamo, C. Vale e Camda.

Sendo assim, o prefeito Alan informou que a Lei do Cooperativismo entra em vigor na data de sua publicação.

O que é o Sistema OCB?

Nota Explicativa: Órgão máximo de representação do cooperativismo no país. Tem entre suas atribuições, a responsabilidade pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista, em todas as instâncias políticas e institucionais.

Princípios do Cooperativismo

  • ADESÃO VOLUNTÁRIA E LIVRE. …
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA PELOS ASSOCIADOS. …
  • PARTICIPAÇÃO ECONÔMICA DOS ASSOCIADOS. …
  • AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA. …
  • EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO. …
  • INTERCOOPERAÇÃO. …
  • COMPROMISSO COM A COMUNIDADE.

Fonte: pm dourados