Você está visualizando atualmente Pelo menos 27 crianças mortas no Afeganistão em três dias, diz ONU
Cerca de 136 crianças também ficaram feridas nessas áreas nos últimos três dias

Pelo menos 27 crianças mortas no Afeganistão em três dias, diz ONU

Unicef disse estar chocada com a “rápida escalada de graves violações contra crianças

Pelo menos 27 crianças foram mortas no Afeganistão em três dias, em meio a violentos combates entre o Taleban e as forças do governo, disse a ONU. A agência da ONU para crianças (Unicef) disse estar chocada com a “rápida escalada de graves violações contra crianças”.

O Taleban tem feito grandes avanços em todo o país com a retirada das tropas estrangeiras, tomando seis capitais regionais desde sexta-feira. Eles rejeitaram os apelos internacionais para um cessar-fogo. Mais de 1.000 civis foram mortos como resultado do conflito no mês passado.

Em um comunicado na segunda-feira, o Unicef ​​disse que as atrocidades cometidas contra crianças estão “aumentando a cada dia”.

Crianças mortas no Afeganistão de três províncias

As 27 mortes foram registradas em três províncias – Kandahar, Khost e Paktia. Cerca de 136 crianças também ficaram feridas nessas áreas nos últimos três dias, disse o Unicef.

“O Afeganistão há muito é um dos piores lugares do planeta para ser uma criança, mas nas últimas semanas e, de fato, nas últimas 72 horas, isso piorou”, disse Samantha Mort, da Unicef ​​Afeganistão.

Crianças foram mortas e feridas em bombas à beira de estradas e no fogo cruzado. Uma mãe disse ao grupo que sua família estava dormindo no fim de semana quando sua casa foi atingida por estilhaços, que iniciaram um incêndio e deixou seu filho de 10 anos com “queimaduras horríveis”. Muitas crianças também dormem ao ar livre depois de fugirem de suas casas. O Unicef ​​apelou a todas as partes para garantir que as crianças sejam protegidas.

Quais são as últimas novidades do conflito?

A violência aumentou em todo o Afeganistão, agora que as forças lideradas pelos EUA praticamente se retiraram após 20 anos de operações militares. O Taleban conquistou rapidamente grandes áreas do campo e agora está visando cidades.

Em seu ganho mais significativo desde maio, o Talibã teria invadido a cidade de Kunduz, no norte do país.

Ft: bbc