Você está visualizando atualmente Frio intenso: dicas para manter a casa aquecida

Frio intenso: dicas para manter a casa aquecida

Com frio intenso mesmo dentro de casa, especialista traz dicas de como aquecer cômodos

Com a onda de frio, as temperaturas despencaram na região. No último dia (30/7), Campos do Jordão bateu o recorde de menor temperatura dos últimos 12 anos, com -2,6°C.  Assim também, nas demais cidades da região e do Brasil, mesmo com termômetros positivos, as mínimas não superaram os 6°C.

O frio é intenso lá fora, mas mesmo dentro de casa ele parece não dar trégua. Pequenos detalhes nos cômodos podem ajudar a se manter aquecido.

Confira algumas dicas – Posição dos móveis

Vários objetos, como aquecedores elétricos ou a gás são aliados na luta contra o frio, assim também, pequenos gestos como desencostar os móveis da parede podem ajudar a se aquecer.

A arquiteta Isabelle Chiquett, orienta: “Ao desencostar os móveis da parede, você tira o contato com a parte mais gelada do cômodo e fica mais fácil pra se aquecer”.

“Cortinas, tapetes mais felpudos, mantas tanto no sofá quanto nas camas, almofadas e travesseiros, roupas de cama que sejam de algodão, lã ou veludo devem ser colocadas no sol durante o dia, assim ficam mais quentes a noite”, conta a arquiteta.

Aproveitar mais o Sol

A luz do sol é um forte aliado no combate às baixas temperaturas, mesmo com o dia mais gelado. “O recomendado é abrir as portas e janelas, principalmente, as que forem viradas para o sol”, explica Isabelle.

Manter a casa arejada não ajuda somente no combate ao frio, mas ajuda a saúde. “O melhor horário para abrir a casa é pela manhã para a entrada do sol e ventilação, dessa forma,  evitamos a umidade e a proliferação de fungos.

Durante o restante do dia, a casa deve ficar preferivelmente fechada para evitar o resfriamento dos ambientes. Ao pôr do sol, fechar as cortinas e persianas para evitar que o valor acumulado pelo sol se dissipe”, aconselha Isabelle

Isolar portas e janelas

Outro jeito simples de evitar que a casa fique gelada é isolar as portas e janelas. “As portas podem ser vedadas com pesos de areia, conhecidas como “cobrinhas”, fitas veda porta ou rolinho veda porta.

As janelas podem ficar mais protegidas com fita isolante ou fita adesiva de isopor ou PVC. Essas soluções simples evitam que, quando portas e janelas estejam fechadas, o ar frio continue a entrar por frestas que possam haver”, conclui.

Mantas e cobertores

Em dias mais frios deve-se abusar de cortinas, mantas, almofadas e tapetes, principalmente, no banheiro com modelos mais acolchoados e atoalhados. O chão é o elemento da casa com maior perda de calor, então se recomenda sempre soluções têxteis como tapetes para manter a casa mais aquecida.

Por fim, durante a madrugada também é recomendado fechar as cortinas, mesmo com a janela já fechada. Caso não tenha uma cortina, vale colocar uma manta em frente as janelas para diminuir a saída do calor.

Ft: jornalfloripa