Você está visualizando atualmente Oficina prepara novos artesãos em Dourados
O objetivo do projeto é resgatar o legado deixado por Mestre Cilso, considerado um dos maiores artesãos de Dourados e de Mato Grosso do Sul. 

Oficina prepara novos artesãos em Dourados

Com o tema “Memória, Modelagem com argila e produção de Esculturas”, oficina realizada no ateliê do artista

Um dos principais objetivos do projeto resgatar o legado deixado por Mestre Cilso, considerado um dos maiores artesãos de Dourados e de Mato Grosso do Sul.

Dessa forma, aconteceu (22), no “Ateliê Casa do Pote Mestre Cilso”, no Jardim Guanabara, em Dourados, o encerramento da oficina “Nos passos do Mestre Cilso”, que teve como tema “Memória, Modelagem com argila e produção de Esculturas”.

Realizada com recursos do FIP (Fundo de Investimentos à Produção Artística e Cultural de Dourados), a oficina teve duração de dois meses e as aulas foram ministradas pela filha do artista, Evelyn Ellen Pereira Tibúrcio, a “Dedé”, e a professora Marceli Pereira Mendes.

Por isso, o secretário de Cultura de Dourados, Francisco Chamorro, o Kinho, ressaltou que “além de estar num espaço que era do mestre, importante figura da cidade e um grande artista, a oficina divulga e aprimora várias pessoas na parte de cerâmica, porque essa atividade está um tanto parada”, apontou.

legado para os artesãos

Evelym Tibúrcio, a “Dedé”, ressalta que o projeto mantém vivo o legado do pai para os artesãos de Dourados.

“Sentimos como se o mestre estivesse aqui, junto aos alunos de todas as idades; foi uma mescla muito boa de pessoas; fluiu muito bem e ao final da oficina, os participantes estão aptos a criar, produzir e multiplicar os conhecimentos incentivando as manifestações artísticas e culturais em Dourados”, completa.

“Dedé” garante que irá continuar com novas turmas e aos sábados a oficina vai estar aberta ao público, com a venda dos vasos. Então, o Ateliê do Mestre Cilso existe aqui, neste mesmo lugar, há 40 anos. Se as pessoas quiserem fazer esse curso estamos abertos, principalmente aos sábados, mas em dias de semana a gente também consegue atender”.

Sendo assim, o ateliê fica à Rua Monte Alegre, nª 5660, no Jardim Guanabara, próximo ao supermercado Pérola. O telefone para contato é (67) 99299-5446.

 

Fonte: pm dourados