O Simpósio “Quadrinhos, linguagem e religião: diálogos (im)possíveis”, organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), abriu mais 200 vagas para a comunidade acadêmica da UEMS e público externo.
Com realização online, o Evento acontece entre os dias 2/8 e 6/8, das 08h00 às 12h00 (horário de Mato Grosso do Sul), e contará com a presença de pesquisadores e professores de diferentes universidades e estados do Brasil. Os palestrantes são de várias áreas do conhecimento, com possibilidades de leituras diversas como: linguagem; ciência da religião; teologia; filosofia e sociologia.
200 vagas foram ofertadas para o Evento, mas devido à enorme procura, rapidamente foram preenchidas, então a equipe organizadora decidiu abrir mais duzentas, agora com um total de 400 vagas, há menos de um mês para o evento.
Segundo o professor Leonardo Alvarenga, pós-doutorando na UEMS e pesquisador do NuPeQ, o evento é pioneiro no estado de Mato Grosso do Sul e traz uma proposta pouco conhecida no âmbito universitário, “justamente por tratar de dois temas ainda alvos de desconfiança: quadrinhos e religião. O primeiro por ser considerado por muitos produtos de massa e literatura infantil.
O segundo pelo caráter proselitista de alguns grupos religiosos e uma suposta oposição a modernidade ou a própria ciência. Entretanto, o pouco conhecimento nessas áreas não coincide com a realidade e importância de debates e estudos sobre o assunto. O evento pretende elucidar o debate e aproximações entre essas áreas, com pesquisadores e universitários de ponta de diferentes estados do país”.