Comitiva do Ministério da Justiça visita Centro de Inteligência que será inaugurado em agosto em Mato Grosso do Sul
O novo Centro de Inteligência de Segurança Pública Regional Centro-Oeste (CIISPR-CO) reuniu (23/7) o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, e o superintendente de Inteligência da Sejusp, Antônio Carlos Costa, em Campo Grande. Também participaram a Diretora de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça, Marília Ferreira de Alencar, e o Coordenador-Geral de Inteligência, Tomas de Almeida Viana. Trata-se da inauguração do novo Centro no mês que vem em Mato Grosso do Sul.
A equipe da DINT veio ao Estado para conhecer as instalações do CIISPR-CO e realizar tratativas e ajustes finais para a inauguração. A comitiva participou de uma reunião na Sejusp e na sequência visitou o novo Centro, localizado na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, no Parque dos Poderes.
O CIISPR-CO é o quarto Centro de Inteligência de Segurança Pública a ser inaugurado no país. Irá reunir, no entanto, em um mesmo local, uma equipe formada por agentes de inteligência das forças estaduais, federais, forças armadas e de fiscalização. A Secretaria Estadual de Fazenda e Receita Federal do Brasil também participa, para atuar de forma integrada e coordenada com foco no combate ao crime organizado, em sincronia com as demais regiões do país.
Novo Centro de Inteligência trabalha vários temas
Para o superintendente de Inteligência da Sejusp, o novo Centro é um ponto focal estratégico para trabalhar vários temas, entre eles a rota bioceânica, tráfico e contrabando. “A instalação desse Centro aqui em Mato Grosso do Sul é mérito não só da SISP, mas de todas as agências de inteligência existentes no Estado”, frisa Mayer.
Entre as principais funções do CIISPR-CO estarão a coleta, análise e disseminação de inteligência para tomadores de decisão dos estados do Centro-Oeste e de toda a Rede CIISP, bem como demais agências de inteligência de segurança pública do país. “Os agentes vão produzir conhecimentos estratégicos e a exemplo dos demais Centros, atuarão de forma integrada e coordenada”, pontuou a diretora da DINT durante a visita.
O investimento total na nova estrutura de inteligência de segurança pública é de R$ 2,5 milhões. O Governo Federal forneceu 2 milhões para aquisição de equipamentos eletrônicos e sistemas de inteligência e R$ 500 mil saiu do Governo do Estado – em reforma e segurança orgânica. “O Estado também cedeu o prédio para a instalação do CIISPR-CO”, explica o titular da Sejusp, Antonio Carlos Videira.
O Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública é um projeto estratégico do Governo Federal, desenvolvido via Ministério da Justiça e Segurança Pública e operacionalizado por meio da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), proporcionando a integração das agências de inteligência voltadas para a segurança pública.
Rede CIISP
O CIISPR-CO integrará a Rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública – um dos projetos estratégicos do MJSP – que contempla também o Centro Integrado de Inteligência Nacional (CIISP-N). Este foi inaugurado no dia 3 de junho de 2019 em Brasília (DF). O Centro é responsável por nortear diretrizes e coordenar trabalhos que serão estendidos à cinco regiões do país, se comunicando diariamente com os centros regionais. Além da Região Centro-Oeste, já está em operação o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Sul, com sede em Curitiba (PR). Também está em operação o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Nordeste (CIISPR-NE), com sede em Fortaleza e o Centro de Inteligência da Região Norte, com sede em Manaus.