Você está visualizando atualmente Novo Centro de Inteligência em MS

Novo Centro de Inteligência em MS

Comitiva do Ministério da Justiça visita Centro de Inteligência que será inaugurado em agosto em Mato Grosso do Sul

O novo Centro de Inteligência de Segurança Pública Regional Centro-Oeste (CIISPR-CO) reuniu (23/7) o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, e o superintendente de Inteligência da Sejusp, Antônio Carlos Costa, em Campo Grande. Também participaram a Diretora de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça, Marília Ferreira de Alencar, e o Coordenador-Geral de Inteligência, Tomas de Almeida Viana. Trata-se da inauguração do novo Centro no mês que vem em Mato Grosso do Sul.

A equipe da DINT veio ao Estado para conhecer as instalações do CIISPR-CO e realizar tratativas e ajustes finais para a inauguração. A comitiva participou de uma reunião na Sejusp e na sequência visitou o novo Centro, localizado na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, no Parque dos Poderes.

O CIISPR-CO é o quarto Centro de Inteligência de Segurança Pública a ser inaugurado no país. Irá reunir, no entanto, em um mesmo local, uma equipe formada por agentes de inteligência das forças estaduais, federais, forças armadas e de fiscalização. A Secretaria Estadual de Fazenda e Receita Federal do Brasil também participa, para atuar de forma integrada e coordenada com foco no combate ao crime organizado, em sincronia com as demais regiões do país.

Novo Centro de Inteligência trabalha vários temas

Para o superintendente de Inteligência da Sejusp, o novo Centro é um ponto focal estratégico para trabalhar vários temas, entre eles a rota bioceânica, tráfico e contrabando. “A instalação desse Centro aqui em Mato Grosso do Sul é mérito não só da SISP, mas de todas as agências de inteligência existentes no Estado”, frisa Mayer.

Entre as principais funções do CIISPR-CO estarão a coleta, análise e disseminação de inteligência para tomadores de decisão dos estados do Centro-Oeste e de toda a Rede CIISP, bem como demais agências de inteligência de segurança pública do país. “Os agentes vão produzir conhecimentos estratégicos e a exemplo dos demais Centros, atuarão de forma integrada e coordenada”, pontuou a diretora da DINT durante a visita.

O investimento total na nova estrutura de inteligência de segurança pública é de R$ 2,5 milhões. O Governo Federal forneceu 2 milhões para aquisição de equipamentos eletrônicos e sistemas de inteligência e R$ 500 mil saiu do Governo do Estado – em reforma e segurança orgânica. “O Estado também cedeu o prédio para a instalação do CIISPR-CO”, explica o titular da Sejusp, Antonio Carlos Videira.

O Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública é um projeto estratégico do Governo Federal, desenvolvido via Ministério da Justiça e Segurança Pública e operacionalizado por meio da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), proporcionando a integração das agências de inteligência voltadas para a segurança pública.

Rede CIISP

O CIISPR-CO integrará a Rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública – um dos projetos estratégicos do MJSP – que contempla também o Centro Integrado de Inteligência Nacional (CIISP-N). Este foi inaugurado no dia 3 de junho de 2019 em Brasília (DF). O Centro é responsável por nortear diretrizes e coordenar trabalhos que serão estendidos à cinco regiões do país, se comunicando diariamente com os centros regionais. Além da Região Centro-Oeste, já está em operação o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Sul, com sede em Curitiba (PR). Também está em operação o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Nordeste (CIISPR-NE), com sede em Fortaleza e o Centro de Inteligência da Região Norte, com sede em Manaus.