Gerente Eugênio Guedes representou o Município no II Encontro de Capacitação de Gestores Municipais de Turismo, em Campo Grande
A gestão de Naviraí quer promover ações que aproveitem as belezas naturais, a culinária local e regional e, até mesmo, o turismo de compras. Por isso, enviou o gerente Eugênio Guedes (Desenvolvimento Econômico e Turismo) ao II Encontro de Capacitação de Gestores Públicos Municipais de Turismo em MS.
Ocorrido em Campo Grande, o evento promoveu a capacitação de gestores do setor de turismo de 39 municípios. Foram orientados a promoverem a formulação, planejamento e implementação de projetos turísticos. Discutiu-se os fundamentos do turismo, as ações para o seu desenvolvimento, legislação e convênios, mercado e promoção da atividade.
“Esta capacitação é fundamental para a política pública estadual. É muito importante que as estratégias definidas em âmbito estadual cheguem de forma clara nos municípios, com informações e conceitos importantes nivelados para que todos os gestores estejam em sintonia”, considerou o diretor-presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling.
Elaboração das propostas e projetos turismo
Eugênio Guedes disse que o setor está sendo valorizado pela atual Administração Municipal. “Aliás, o setor está sendo tratado com responsabilidade pela prefeita Rhaiza Matos. Recebemos seu aval para a elaboração das propostas e projetos visando identificar, organizar e incentivar o setor, sobretudo, o turismo ecológico. Por isso, a importância na participação nesta capacitação onde alinhamos informações, conceitos e rotinas da gestão pública”, completou.
Novos horizontes
Segundo o gerente de Naviraí, o curso auxiliará na tomada de decisão do turismo no município, pois, abriu-se novos horizontes que permitem melhorar o planejamento e as ações. Elas visarão o aproveitamento das belezas naturais, da culinária local e regional e, até mesmo, o turismo de compras. “É um setor que será melhor explorado, pois, gera renda, empregos e esse também é o foco do Governo de Naviraí”, finaliza Eugênio Guedes.
A capacitação contou com a parceria composta pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Sebrae/MS e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e ocorreu nos dias 28 e 29 de julho.