O Gerente de Meio Ambiente da Prefeitura de Naviraí será um dos palestrantes e falará sobre o Parque Natural Municipal de Naviraí
A Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência de Meio Ambiente, terá representação no III Workshop sobre Reserva de Patrimônio Natural. Que acontece nesta sexta-feira, dia 05 de agosto, na Unidade Mundo Novo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
Sendo assim, o encontro terá como tema “Unidades de Conservação e o Desenvolvimento Territorial Sustentável” e tem como um dos objetivos divulgar a importância, a função e a contribuição das Reservas Particulares do Patrimônio Natural, para a conservação da natureza e seu potencial de conectividade física e funcional com outras áreas protegidas.
O Gerente de Meio Ambiente da Prefeitura de Naviraí será um dos palestrantes e falará sobre o Parque Natural Municipal de Naviraí – PMN, quando destacará que 42,1% do espaço territorial de Naviraí é abrangido por Unidades de Conservação, em que a Administração Municipal busca garantir o cuidado e a conservação das áreas protegidas, em busca de uma gestão eficaz em consonância com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação.
O evento será importante para a divulgação do Parque de Naviraí, que é o maior parque natural municipal do Brasil, de acordo com o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente.
Portanto, ocorrerá sob coordenação do professor Doutor Leandro Marra. Com apoio dos acadêmicos do curso de Agronomia – esta ação deles integra a creditação de extensão no currículo destes alunos. Aliás, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas na secretaria da UEMS/unidade de Mundo Novo.
Reserva Particular do Patrimônio Natural
A Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN – Ernesto Vargas Baptista é uma Unidade de Conservação. Criada em área remanescente em Porto Morumbi, a 20 Km de Eldorado. Contudo, Ernesto nos anos 50, com seu irmão Leocindo, é considerado o fundador de Porto Morumbi. A RPPN fica no bioma Mata Atlântica, em área definida como de prioridade extremamente alta para conservação pelo Ministério do Meio Ambiente.
Fonte: PM de Naviraí