Um grande investimento e mais inovação no ensino
A Prefeitura de Naviraí capacita professores para aulas de robótica. Com a Gerência de Educação e Cultura (GEMED). Pois, o projeto traz mais inovação na metodologia de ensino. E se trata de um grande investimento na área. Afinal, a Robótica Educacional é um dos métodos mais avançados.
Essa é a moderna técnica de ensino que acaba de chegar. Contudo, nas escolas da Rede Municipal de Naviraí. Por isso mesmo, os professores já estão sendo preparados. Em breve, o projeto de robótica será inaugurado. E dará inicio neste ano letivo de 2022. A princípio, as aulas serão dadas na biblioteca Dom Aquino.
Prefeitura capacita professores para aulas de robótica: e isso é só o começo
Aliás, o responsável pelas aulas é o Analista da Lego, Moacir Colman Martins Flores. Ao passo que, irá treinar os professores da REME em robótica. “Este investimento da Educação Municipal é um grande passo. Sobretudo, porque é uma metodologia transformadora. Assim, o aluno passa a ter uma nova perspectiva de aprendizagem. Ao utilizar essas ferramentas de forma construtiva”, ressalta o professor.
“Esse modelo de ensino é importantíssimo. Pois, levará o aluno a se desenvolver em várias áreas. Como tecnologia, mecânica, programação e ciência. Tudo isso, de forma ativa e transformadora. Que desperta nos alunos, várias habilidades. Sobretudo, envolvendo-os em uma esfera, que aponta para eles, novos horizontes. Que são absolutamente futuristas”, prevê Dayane Aparecida de Oliveira Costa.
“Este é um grande investimento. Que proporcionará, contudo, aos alunos, interação. Além de novas aprendizagens tecnológicas. Pois, Naviraí é uma das primeiras cidades com esse recurso. Afinal, conta com o total respaldo da prefeita Rhaiza Matos. Para que o projeto se destaque como modelo de ensino-aprendizagem”, afirma a gerente de Educação Tatiane Maria Morch.
A importância da robótica na rotina de aprendizagem
A robótica consiste em uma série de procedimentos. Sobretudo, para que um robô seja capaz de executar um conjunto de instruções. Pois, o ensino dessa prática está cada vez mais comum nas escolas. Uma vez que, aproxima os estudantes das tendências tecnológicas.
Hoje, um robô tem condições de fazer várias atividades. Como por exemplo, limpar uma casa, carregar objetos, emitir sons e se comunicar. Além de interagir. Se for com o ser humano então, é um desafio que estimula ainda mais os alunos. E aumenta seu engajamento com o ambiente escolar.
Importância das aulas de robótica – município capacita professores
Por isso, a robótica tem conquistado espaço no currículo de ensino. No cenário atual, investir em tecnologia para o aprendizado, é uma das maiores virtudes de uma gestão escolar.
A robótica faz com que os alunos tenham maior interação. Tanto com a ciência, quanto com a tecnologia. Por isso, a programação de robôs produz uma série de benefícios à qualidade do ensino.
É preciso, no entanto, alternativas para cativar os alunos. E por outro lado, oferecer um currículo diferenciado. Esse é um dos aspectos que favorece o ensino da robótica. Pois essa metodologia, chama mesmo a atenção dos alunos. E ainda, quebra a rotina. E também sai do modelo tradicional. Além disso, é uma forma de proporcionar uma experiência mais rica. Principalmente, para o aprendizado das crianças e adolescentes. E, atualmente, a tecnologia é um recurso muito valioso para as escolas.
Conheça pois, os benefícios das aulas de robótica:
- Estimular o raciocínio lógico;
- Fortalecer o espírito de equipe;
- Fomentar a criatividade;
- Desenvolver mais habilidades
- Resolver demandas complexas;
- Melhorar o desempenho escolar;
- Se conectar com o mercado de trabalho;