Você está visualizando atualmente Naviraí: Aberta vacinação contra Influenza e Sarampo para novos grupos
A Prefeitura de Naviraí, realizou neste sábado (30/04) a vacinação.

Naviraí: Aberta vacinação contra Influenza e Sarampo para novos grupos

A Prefeitura de Naviraí, por intermédio da Gerência Municipal de Saúde, realizou a campanha de vacinação neste sábado (30/04)

O “Dia D” da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo para atender três públicos-alvos: idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos e profissionais de saúde. Durante todo o dia, todos os Postos de Saúde do Município de Naviraí estiveram mobilizados para atender e vacinar as pessoas pertencentes a estes grupos. Aliás, para incentivar as crianças, o personagem Zé Gotinha percorreu todos os Postos de Saúde.

A campanha em Naviraí de vacinação prossegue até o dia 03 de junho. De acordo com a Gerência de Saúde, a meta é vacinar 5 mil idosos acima de 60 anos e 4 mil crianças de 6 meses a menores de 5 anos, contra as duas doenças até o final da campanha em Naviraí. Além disso, a partir de segunda-feira (05/02), será a segunda etapa da campanha em todos os Postos de Saúde do município. Quando os demais públicos também terão atendimento.

Naviraí Vacinação
Zé Gotinha visitou os Postos de Saúde em Naviraí para incentivar a vacinação infantil.

 

Vacinação trivalente em Naviraí

Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, os novos públicos que tomarão a vacina a partir de segunda-feira são: Gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, Forças de Segurança e Salvamento, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso. Além dos funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tem fabricação pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

O objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, evitando novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde. Ao todo, o Governo Federal enviou mais de 80 milhões de doses do imunizante da gripe aos estados e ao Distrito Federal para que a vacinação aconteça.

Fonte: navirai.ms; gov.br