Cara turma terá um magistrado, um psicólogo e um assistente social para sanar as dúvidas
Até o dia 31 de outubro estão abertas as inscrições para o curso de preparação à adoção “Nasce uma Família”, uma das etapas do processo de adoção. Serão seis turmas com 40 participantes cada, totalizando 240 vagas.
Por isso, as inscrições podem ser realizadas pelo link https://sejud.tjms.jus.br/secretaria/login
Realizado pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) em parceria com a Ejud-MS, o curso ministrado no período de 6 de novembro a 23 de janeiro de 2024, no formato EaD, com carga horária de 40 horas-aula sendo 37 horas de atividades assíncronas e 3 horas-aulas síncronas.
Então, os que tiverem 100% de participação e cumprirem as atividades avaliativas, receberão o certificado para habilitação à adoção.
Cara turma terá um magistrado, um psicólogo e um assistente social para sanar as dúvidas.
Na verdade, o curso na modalidade à distância vem ao encontro de um antigo desejo dos magistrados que respondem pela área da infância e juventude em todas as comarcas de MS, pois supre requisito essencial aos pretendentes à adoção.
Desse modo, o objetivo do curso é habilitar pretendentes à adoção para o exercício de uma paternidade ou maternidade responsável, à luz dos requisitos e princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Curso preparação adoção
Desta forma, o curso resulta em uma relevante ação em prol da luta contra o abandono e a colocação de crianças e adolescentes em uma família.
Para participar do curso, os pretendentes domiciliados em Mato Grosso do Sul, ter e-mail pessoal ativo e regular, computador com sistema operacional Windows 8 ou superior; navegador de internet, programa ou aplicativo leitor de PDF e sistema multimídia (caixa de som ou fones de ouvido), além do compromisso de realizar o curso respeitando os prazos das atividades avaliativas.
Quanto tempo leva para adotar um filho?
O processo de adoção no Brasil pode levar em média cerca de um ano. No entanto, pode durar bem mais se o perfil apresentado pelo adotante for muito diferente do disponível no cadastro.
Fonte: TJMS