Músicos de MS se apresentam na Expo Dubai
Quinze músicos do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, de Corumbá (MS) vão se apresentar na Expo Dubai. Juntamente com outros integrantes do Programa Vale Música.
A princípio, os visitantes da Expo Dubai farão um passeio musical pelas paisagens e cultura regional brasileiras. Antes de mais nada, os jovens se apresentam em dois concertos. Nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Dubai Millennium Amphitheatre.
Enquanto são levados pela música o Trenzinho do Caipira (Bachianas Brasileiras nº 2), de Heitor Villa-Lobos. Todavia, um dos compositores sul-americanos mais conhecidos de todos os tempos. Que conduzirá o público em uma viagem encantada pela riqueza natural brasileira.
Principalmente, através dos sons da Caatinga, do Pantanal, da Amazônia e da Mata Atlântica. E enfim, chegando em um doce balanço, ao Rio de Janeiro. Ademais, as apresentações marcam os 200 dias para o bicentenário da independência do Brasil. E então, os concertos serão transmitidos pelo canal da Expo Dubai, às 17h no horário dos Emirados Árabes, ou às 10h no horário de Brasília.
Dessa forma, a orquestra, composta por 45 jovens músicos, será regida pelos maestros Eduardo Martinelli (MS), Renan Cardoso (PA) e Eduardo Lucas da Silva (ES). E ainda, terá como spallas Caio Fortunato, Igor Amaro e Lucas Anízio, respectivamente. Logo, os mesmos se apresentarão no Dubai Millennium Amphitheatre.
Para maestro Eduardo Martinelli, é uma honra e um marco ser um dos responsáveis por esta ação
Enfim, eles deixaram Campo Grande (MS) nesta quinta-feira (10) rumo à Vitória (ES). Onde se juntaram, igualmente, à Orquestra Vale Música para três dias de ensaio. A essa altura do campeonato, já chegaram à Dubai. O que estava agendado para terça (15).
Assim sendo, para o maestro Eduardo Martinelli, é uma honra e um marco na carreira ser um dos responsáveis musicais por esta ação. “O que está acontecendo tem uma magnitude imensa para todos os envolvidos no Programa Vale Música.
Em resumo, o Programa Vale Música é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale. Que visa incentivar e fortalecer a formação de crianças, adolescentes e jovens para música de concerto no Brasil.
Dessa forma, o programa cria uma rede de colaboração entre orquestras parceiras para incrementar o ensino e a aprendizagem nos projetos de música patrocinados pela Vale. Com intercâmbios entre estudantes e professores, aulas e residências artísticas.
Atualmente, o Programa Vale Música conta com cinco polos de formação nos estados do Pará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. Envolvendo mais de 1000 alunos e 250 profissionais.
Aliás, esta será a primeira vez que a maioria do jovens sul-mato-grossenses fazem uma viagem internacional e tem a oportunidade de se apresentar fora do Brasil.
Os concertos serão transmitidos, assim, pelo canal da Expo Dubai, às 17h, no horário dos Emirados Árabes, e às 10h, no horário de Brasília.
Confira o nome dos 15 músicos do Estado, que integram a Orquestra de Câmara do Pantanal e se apresentarão:
- Eduardo Martinelli (maestro)
- Caio Fortunato de Haro (violino)
- Gleison da Silva Ferreira (violino)
- Jorge Priésley da Cunha (violão)
- Philip Maurício Andara (flauta)
- Rafael Henrique Morais (violoncelo)
- Camila Gabriela Caceres (viola)
- Henrique Lourenço de Carvalho (contrabaixo)
- José Maikson Alves (violoncelo)
- Diego Alberto Anez (viola)
- Felipe Gonçalves Arruda (clarinete)
- Roque Junior Rosa (violino)
- Emanuel Teixeira e Silva (violino)
- Maria Eduarda de Oliveira (violino)
- Melissa Wiletty Lazo (violino)