Você está visualizando atualmente MS: Saúde criou 411 novos leitos de UTI SUS exclusivo para tratamento da Covid-19

MS: Saúde criou 411 novos leitos de UTI SUS exclusivo para tratamento da Covid-19

Mato Grosso do Sul avançou quanto ao serviço de alta complexidade após o início da pandemia. Em 2019, o Estado possuía 200 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Adulto no Sistema Único de Saúde (SUS) em seis municípios do Estado. Com a chegada da pandemia, a cobertura foi ampliada para mais nove cidades e foram criados 411 novos leitos SUS exclusivos para o enfrentamento à Covid-19 até este primeiro semestre de 2021. Assim, o serviço especializado está presente em 15 municípios sul-mato-grossenses, totalizando 621 leitos de UTI entre Covid e não Covid SUS, representando 310,5% de aumento, entre 2019 a 2021.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a instalação dos novos leitos acontece como parte da estratégia do Governo do Estado de suprir a demanda por UTI’s com o aumento do número de casos de Covid-19. “Desde o início, reforçamos o trabalho conjunto com todos os municípios para que houvesse recuo da doença e que não faltasse leitos, insumos e medicamentos para os sul-mato-grossenses”.

A linha do tempo – referente as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) – mostra que em 2019 haviam 200 leitos de UTI’s adulto e após um ano de pandemia houve ampliação de 411 leitos de UTI exclusivos Covid. O mapa mostra o total de 621 leitos de UTI’s adulto Covid e não Covid SUS, os dados atualizados (30/7), considerando que o quadro epidemiológico da Covid-19 no Estado é dinâmico.

Fonte: Governo do Estado do MS