Você está visualizando atualmente MS pede ajuda emergencial da União após perdas de safra de soja
Representantes do setor alegaram que este cenário tem provocado grandes perdas na receita e endividamento entre produtores rurais

MS pede ajuda emergencial da União após perdas de safra de soja

Em Mato Grosso do Sul, cerca de 4,2 milhões de hectares de soja produzidas neste ciclo

O governo estadual acionou o Ministério da Agricultura para pedir ajuda aos produtores rurais de Mato Grosso do Sul (MS), a solicitação em caráter de urgência foi feita diante do cenário negativo da atual safra de soja, e as perdas neste ciclo produtivo devem chegar a 40% da receita com o grão no estado.

Na quarta-feira (6), governo do estado, Ministério da Agricultura e representantes de base do setor agropecuário se reuniram e debateram possíveis auxílios emergenciais ao setor.

De acordo com o governador Eduardo Riedel (PSDB), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, sinalizou que os setores de soja, milho e bovinocultura de corte e leite deverão ter atendimento com medidas de apoio. Há a expectativa de que a União é anuncie ações em 15 dias, antes do fim da colheita da safra de grãos. Para minimizar impactos do clima e do mercado na produção agropecuária neste ano.

Assim em Mato Grosso do Sul, cerca de 4,2 milhões de hectares de soja produzidas neste ciclo. A estimativa é que a produção renda 54 sacas por hectare. Porém, a alta dos custos de produção e a estiagem fez com que agricultores de todo estado colhessem menos do que havia previsto.

Cenário

Representantes do setor alegaram que este cenário tem provocado grandes perdas na receita e endividamento entre produtores rurais. Aliás, na seleção de pedidos ao governo federal, produtores esperam pelas seguintes medidas:

  • Prorrogação de parcelas de investimentos com vencimento em 2024;
  • Disponibilização de linha de capital de giro em dólar via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com carência de dois anos e prazo de três anos para pagamento.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Marcelo Bertoni, destacou o intenso trabalho das entidades rurais para auxliar o setor produtivo neste momento.

Portanto para o presidente da Câmara Setorial da Soja, André Dobashi, as medidas são um esforço do Governo para atender o setor produtivo.

“Muito mais do que falar de medidas que mitigam os problemas da estiagem, da crise no setor. O que temos percebido lá na Câmara Setorial é que o governo quer uma linha direta entre a produção e o Ministério da Agricultura. Não só para demandas como a redução dos prejuízos com a estiagem mas também de demandas em relação a incremento produtivo, a tecnologia e a sustentabilidade”, afirmou.

Fonte: g1