A Maioria das vagas é para cargos da segurança pública
O governo de Mato Grosso do Sul autorizou pois, a realização de novos concursos públicos para preencher 909 vagas. Segundo decretos assinados (1) pelo governador Reinaldo Azambuja, os cargos estão distribuídos na Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Bem como, na Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). E, por último, na Secretaria de Fazenda.
A Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD), em conjunto com as secretarias que estão ofertando as vagas, organizarão a realização dos concursos. Estabelecendo, desse modo, normas e procedimentos para o recrutamento e seleção dos candidatos. Observando contudo, os dispositivos da legislação vigente.
Há vagas para o meio ambiente e de tecnologia da informação
Assim, os editais vão definir as atribuições da comissão organizadora. E dessa forma, informarão as fases e os requisitos para aprovação em cada uma delas, bem como, as modalidades das provas, seus conteúdos e forma de avaliação. Informarão também, os requisitos legais para ingresso na carreira e o prazo de validade do concurso público.
Mas, conforme apuração, a maior parte das vagas é para as carreiras com vinculação à Sejusp. Serão 780 oportunidades. Distribuídas, desse modo: 500 para soldados da Polícia Militar, 250 para soldados do Corpo de Bombeiros, 20 para oficiais da Polícia Militar e. por último, 10 para oficiais dos Bombeiros.
Na Semagro, serão 99 vagas abertas para a carreira de Fiscalização e Gestão Ambiental do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). Sendo 61 para nível superior, 38 para nível médio. Distribuídos, dessa forma, entre Fiscal Ambiental (40 vagas), bem como, Analista Ambiental (21), Técnico Ambiental (10), Técnico em Serviços Ambientais (23), e, por último, Guarda Parque (5).
As últimas 30 vagas oferecidas vão para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação na Superintendência de Gestão da Informação (SGI), que é vinculada à Sefaz.
No total serão 909 vagas, disponibilizadas em concursos públicos, sobretudo pelo governo de Mato Grosso do Sul.